Aeroporto da Pampulha
Bernardo Dias
Por enquanto, o aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, opera apenas voos regionais, mas, no início de 2016 é bem provável que o espaço retome voos com destino a São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, de acordo com o presidente da Câmara de Belo Horizonte, Wellington Magalhães (PTN). “O que falta é só o governador liberar”, disse Magalhães à coluna. Para o presidente da Câmara, o aeroporto da Pampulha virou um elefante branco enquanto a distância do aeroporto de Confins tem atrapalhado a vida e a agenda de muita gente. “Em Confins, dependendo do horário da reunião marcada, a gente não consegue chegar ao compromisso que tem. Temos que reabrir o aeroporto da Pampulha”, defendeu o parlamentar.
Mobilidade
O vereador Preto (DEM) disse à coluna, durante o 1º Seminário BH Melhor para Viver que a questão da mobilidade na capital mineira tem sido uma constante demanda apresentada pelos empresários à Câmara Municipal. “Temos ideias de estacionamentos verticais que já são uma tendência no mundo, e temos que priorizar o metrô, o monotrilho, e isso tudo passa pela Câmara Municipal”, destacou Preto.
Trem bala
Moisés Silva
O vereador Preto (DEM)– um dos 22 vereadores que participaram do 1º Seminário BH Melhor para Viver realizado pelos jornais O TEMPO e Super Notícia, com o patrocínio da Câmara de Vereadores da capital – defende a construção de um trem bala ligando Belo Horizonte a Confins, exatamente na área onde funciona o aeroporto da Pampulha. “Naquela área (do aeroporto), poderia ter um hotel, arquibancada para eventos como um sambódromo, e a Pampulha iria se tornar um polo turístico”. Mas e o dinheiro para tudo isso? “É só fazer uma Parceria Público-Privada (PPP), no futuro vai ter que ser assim, mas talvez eu não possa ver isso”, respondeu Preto.
Saffi Consultoria
Saffi consultoria
Após 25 anos no mercado, o tradicional restaurante de comida mineira Dona Lucinha partiu para a expansão. Com três unidades – duas em Belo Horizonte e uma em São Paulo – o Dona Lucinha se valeu de um projeto capitaneado pela Saffi Consultoria para crescer por meio de franquias. Agora, a busca é por empreendedores interessados no negócio, mesmo em um tempo de economia claudicante.
Unimed-BH
Com a presença de 3.210 cooperados na Assembleia Geral Extraordinária da Unimed-BH, que aconteceu no Minascentro, em Belo Horizonte, na semana passada, os médicos ficaram sabendo que cada um deles receberá, neste ano, R$ 11 mil valor equivalente aos mesmos patamares da distribuição dos resultados alcançados ano passado. Quem é cooperado adorou o mesmo volume de dinheiro extra. “Chegamos ao final de 2015 com um balanço muito positivo, especialmente em um período de grandes desafios e incertezas no cenário econômico, que afetaram a saúde suplementar em todo o país”, comemorou o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.
Pedreiro nos States
O mercado para engenheiros da construção civil está tão ruim em Belo Horizonte que tem até profissional com viagem marcada para os Estados Unidos. Sem glamour, e com muita aflição para pagar as contas, tem engenheiro que já aceitou emprego até mesmo de ajudante de pedreiro nos EUA. Esse é mais um triste cenário da nossa economia.
Líder Aviação
Com investimento de R$30 milhões, a Líder Aviação inaugura, no próximo dia 9, um novo hangar para jatos executivos no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. “A capacidade do hangar varia de acordo com o tamanho das aeronaves, mas podemos atender, por exemplo, até dez aeronaves de grande porte simultaneamente”, afirma Cynthia Oliveira, diretora de atendimento aeroportuário da Líder Aviação.
Florestas mineiras
ArcelorMittal / Divulgação
Maurício Bicalho, diretor da ArcelorMittal BioFlorestas, assume a presidência da Associação Mineira de Silvicultura (AMS) no biênio 2016/2017. A entidade representa as principais empresas do setor de florestas plantadas que tem mais de 1,5 milhão de hectares em Minas. A gestão de Bicalho vai concentrar esforços na simplificação de processos de licenciamento ambiental dentre outros.
Carros
Edy Fernandes
Em 2016, o mercado automotivo deve voltar ao patamar de dez anos atrás no Brasil, de acordo com o diretor de comunicação da Fiat Chrysler Automobiles, Marco Antônio Lage, que acaba de lançar um livro sobre o projeto social da montadora, o Árvore da Vida. “Mais do que o momento econômico, o Brasil estará à espera de uma solução política para seus caminhos”, disse Lage, durante evento na Casa Fiat de Cultura.