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Mineira All Pé planeja chegar a 170 lojas em 2020 no país
Empresa especializada no tratamento dos pés tem 65 lojas franqueadas em 13 Estados
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Como varejista, o fundador da All Pé, César Albuquerque, 61 – 35 deles no mercado – , disse que é preciso ser positivo. Acostumado a um sem número de planos econômicos no Brasil, Albuquerque disse que o varejo exige uma alta dose de otimismo. Assim, a empresa especializada no tratamento dos pés por meio de 65 lojas franqueadas em 13 Estados já acredita em uma recuperação da economia. E é por isso que o plano de expansão está pronto: a partir de janeiro de 2017, a projeção é começar a crescer e atingir 170 lojas até 2020 em todo o país.
De acordo com Albuquerque, é um trabalho de expansão dentro de uma análise de negócio, por meio de uma consultoria no ramo de franquias. “É uma meta colocada pela empresa para buscar esse número”, explica o administrador de empresas.
Com um faturamento de R$ 60 milhões ao ano e 450 pessoas trabalhando nas lojas, Albuquerque vê no negócio da All Pé uma característica peculiar que a difere de outros empreendimentos dados a especialização no cuidado dos pés. “Foi feita uma pesquisa em lugares que não atuamos, como interior de São Paulo, do Rio de janeiro, de Minas Gerais e no Centro-Oeste, que nos permite a visão de crescimento”, conta o gestor.
Formas. O crescimento da All Pé vai se dar por meio de duas formas: por franquias e lojas próprias. “Temos interesse em ter 10% de lojas próprias. Isso tem um efeito importante, porque as lojas próprias servem como projeto-piloto, mercado-teste para implantar novos produtos e serviços, possibilitando ao franqueador ter um faturamento das próprias lojas. A franquia necessita estar se aperfeiçoando com novos produtos e serviços”, explica Albuquerque.
No caso da franquia, o investimento necessário é de R$ 170 mil a R$ 210 mil, fora o ponto comercial. “Em loja de rua, o investimento é menor porque o ponto é mais barato. Quando vai para shopping, a estrutura é mais cara”, justifica.
Serviços e produtos. Uma loja All Pé chega a ter 4.000 itens da marca licenciada Dr. Scholl’s no portfólio, entre outros. E 12 tipos de serviços para os pés (corte de unha encravada, hidratação, podologia, tratamento de unha encravada a laser, entre outros) e manicure. Os preços vão de R$ 75 a R$ 82 nos tratamentos de podologia. “Serviços mais elaborados, como o tratamento de unha a laser, chegam a R$ 210, com sete sessões”, informa Albuquerque.
Grandes números
R$ 170 mil a R$ 210 mil é o valor a ser investido na franquia All Pé
4.000 itens fazem parte do portfólio de produtos
Estratégias
Como sobreviver à crise? César Albuquerque diz que “saúde, mesmo na crise, resiste um pouco mais”.
A clientela fiel que cuida dos pés também não abandonou o atendimento.
Na venda de serviços, Albuquerque diz que não registrou queda. “Tivemos queda nas vendas de produtos. E procuramos alternativas de outros tipos de serviço para conciliar essa situação”.
Perenidade
Dr. Scholl’s inspirou criação da marca
Oriunda da marca norte-americana Dr. Scholl’s, que está em atividade no Brasil há 70 anos, a All Pé, do mineiro César Albuquerque, nasceu em 2005, quando houve uma mudança na gestão da gigante especializada em serviços e tratamento dos pés. “Tínhamos a concessão da marca Dr. Scholl’s e, em comum acordo, criamos a marca All Pé com a chancela Dr. Scholl’s (para os produtos)”, conta o presidente da All Pé, para quem a norte-americana tem “perenidade de muitos anos no mercado”.
Com o advento da formação da All Pé, Albuquerque criou a condição para franqueá-la e expandir o negócio. A All Pé foi fundada há 11 anos, mas Albuquerque está no mercado há mais de três décadas. “Em Belo Horizonte, fui o pioneiro, montando a primeira loja Dr. Scholl’s, no bairro Floresta, há 35 anos. No meu caso, a primeira loja teve boa experiência, e, com o mercado carente, fui montando, a cada dois anos, uma loja”, conta o executivo.
Quando houve a transição das lojas Dr. Scholl’s para All Pé, a empresa mineira começou com 58 estabelecimentos no Brasil.
Perfil. O cliente All Pé pertence às classes A, B, e uma minoria, à classe C, explica Albuquerque. No sexo, a divisão é muito parecida, sendo 50% feminino e 50% masculino, com faixa etária acima de 40 anos.
Além de querer fazer a empresa mais que duplicar de tamanho, Albuquerque tem outra estratégia: a de buscar os jovens que praticam esportes e não conhecem o serviço de tratamento dos pés. (HL)
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