- Portal O Tempo
- Minas SA
- Artigo
Selpe agrega inteligência ao recrutamento
Crescimento. Empresa mineira investiu R$ 2 milhões em inovações e reposicionamento de mercado
Clique e participe do nosso canal no WhatsApp
Participe do canal de O TEMPO no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular
Apesar da média de 13,3 milhões de desempregados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), e de uma diminuição de quase 50% dos postos de trabalho nos últimos anos, de acordo com levantamento realizado pelo Grupo Selpe – empresa especializada em recrutamento no Estado –, o clima no próximo ano deve ser de otimismo e estabilidade no país. Pelo menos é o que espera o diretor do grupo, Hegel Botinha.
Prestes a completar 52 anos neste segundo semestre, o grupo mineiro investiu R$ 2 milhões em tecnologia e métodos de recrutamento inteligente. Com os recursos, a empresa trouxe para o Brasil a moderna ferramenta francesa de análise de dados Assesfirst. A metodologia já está presente em toda Europa, Estados Unidos, Ásia e agora na América do Sul.
“Este ano foi bem melhor que o ano passado em termos de crise e recolocação no mercado de trabalho. Em 2017, já percebemos uma melhora em nível de faturamento, uma média de 30% a mais se comparado ao ano anterior. As expectativas são as melhores para o próximo ano. Por isso, é muito importante trazer mais agilidade e competitividade nos processos de seleção. Deixamos de ser só uma empresa de recursos humanos e nós tornamos uma empresa de tecnologia em RH”, avalia Botinha.
O grupo trabalha agora no desenvolvimento do próprio sistema de rastreamento de candidatos. A empresa promete ser a primeira da área que comercializará testes e fará toda a gestão do processo de forma digital e online.
“Estamos atendendo as mudanças no mercado e buscando soluções e produtos alinhados com as atuais necessidades, em que é preciso avaliar o perfil comportamental do candidato de uma forma mais completa, avaliando, por exemplo, sua motivação, o estilo de liderança e a cultura organizacional”, destaca.
Mercado. Para ampliar ainda mais as oportunidades do negócio, que tem atuação em todo o território nacional, o grupo abriu uma unidade em São Paulo. Além das novas contratações, a empresa se dividiu em uma nova estrutura e oferece cinco produtos e serviços. As categorias Selpe Executive, Selpe Expert, Selpe Multiservice, Selpe Talent e Selpe Advisory atendem clientes de médio a grande porte, companhias nacionais e multinacionais.
“Estávamos de olho em São Paulo antes da crise, e estar lá é sinônimo de oportunidade. São Paulo é o principal centro econômico corporativo de várias empresas, muitos dos nossos clientes têm sede lá”, ressalta o diretor do grupo. Do ano passado até agora, o grupo já recolocou cerca de 16 mil profissionais no mercado em todo o país.
Saiba mais
Crescimento. Com a nova sede em SP, o grupo aumentou em 20% a equipe.
Site. A empresa reformulou o site, que atualmente apresenta mais de mil vagas nos segmentos Executive, Expert e Multiservice.
Especialização é diferencial
O período não é um dos melhores, mas as oportunidades não sumiram completamente. Para o diretor do grupo Selpe, Hegel Botinha, a grande demanda está para cargos com maior nível de especialização.
“Apesar da crise, alguns setores já perceberam, e notamos um esforço das empresas em reforçar suas operações. Percebemos uma grande procura por posições específicas, cargos de especialistas, experts e supervisores. Temos trabalhado, inclusive, com recrutamento internacional. Mas claro que trabalhos temporários continuam acontecendo”, destaca Botinha.
Atento às mudanças e a parte do plano de expansão da empresa, as unidades do grupo passarão a contar com serviços de inteligência artificial, estratégia de atração de candidatos, além de engajamento de equipes. A tática é conhecer com maior eficiência e critério os candidatos. “Hoje, em nossa estrutura temos programadores, web designer, entregamos produtos diferenciados. Procuramos criar um espaço de compartilhamento e de espaço, trabalhando a cultura interna da empresa”, ressalta.
Números
350 mil
É o número de profissionais já recolocados pela empresa
50 mil
É a quantidade de candidatos avaliados por ano pelo grupo
1.300
É o total de clientes já atendidos pela empresa nos mais de 50 anos
O portal O Tempo, utiliza cookies para armazenar ou recolher informações no seu navegador. A informação normalmente não o identifica diretamente, mas pode dar-lhe uma experiência web mais personalizada. Uma vez que respeitamos o seu direito à privacidade, pode optar por não permitir alguns tipos de cookies. Para mais informações, revise nossa Política de Cookies.
Cookies operacionais/técnicos: São usados para tornar a navegação no site possível, são essenciais e possibilitam a oferta de funcionalidades básicas.
Eles ajudam a registrar como as pessoas usam o nosso site, para que possamos melhorá-lo no futuro. Por exemplo, eles nos dizem quais são as páginas mais populares e como as pessoas navegam pelo nosso site. Usamos cookies analíticos próprios e também do Google Analytics para coletar dados agregados sobre o uso do site.
Os cookies comportamentais e de marketing ajudam a entender seus interesses baseados em como você navega em nosso site. Esses cookies podem ser ativados tanto no nosso website quanto nas plataformas dos nossos parceiros de publicidade, como Facebook, Google e LinkedIn.
Olá leitor, o portal O Tempo utiliza cookies para otimizar e aprimorar sua navegação no site. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, necessitam de seu consentimento para serem executados. Para saber mais acesse a nossa Política de Privacidade.