Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Minas S/A

Selpe agrega inteligência ao recrutamento

Crescimento. Empresa mineira investiu R$ 2 milhões em inovações e reposicionamento de mercado

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
fr
Melhora. Hegel Botinha espera que 2018 seja de otimismo e estabilidade na economia do país

Veja Também

PUBLICADO EM 05/10/17 - 03h00

Apesar da média de 13,3 milhões de desempregados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), e de uma diminuição de quase 50% dos postos de trabalho nos últimos anos, de acordo com levantamento realizado pelo Grupo Selpe – empresa especializada em recrutamento no Estado –, o clima no próximo ano deve ser de otimismo e estabilidade no país. Pelo menos é o que espera o diretor do grupo, Hegel Botinha.

Prestes a completar 52 anos neste segundo semestre, o grupo mineiro investiu R$ 2 milhões em tecnologia e métodos de recrutamento inteligente. Com os recursos, a empresa trouxe para o Brasil a moderna ferramenta francesa de análise de dados Assesfirst. A metodologia já está presente em toda Europa, Estados Unidos, Ásia e agora na América do Sul.

“Este ano foi bem melhor que o ano passado em termos de crise e recolocação no mercado de trabalho. Em 2017, já percebemos uma melhora em nível de faturamento, uma média de 30% a mais se comparado ao ano anterior. As expectativas são as melhores para o próximo ano. Por isso, é muito importante trazer mais agilidade e competitividade nos processos de seleção. Deixamos de ser só uma empresa de recursos humanos e nós tornamos uma empresa de tecnologia em RH”, avalia Botinha.

O grupo trabalha agora no desenvolvimento do próprio sistema de rastreamento de candidatos. A empresa promete ser a primeira da área que comercializará testes e fará toda a gestão do processo de forma digital e online.

“Estamos atendendo as mudanças no mercado e buscando soluções e produtos alinhados com as atuais necessidades, em que é preciso avaliar o perfil comportamental do candidato de uma forma mais completa, avaliando, por exemplo, sua motivação, o estilo de liderança e a cultura organizacional”, destaca.

Mercado. Para ampliar ainda mais as oportunidades do negócio, que tem atuação em todo o território nacional, o grupo abriu uma unidade em São Paulo. Além das novas contratações, a empresa se dividiu em uma nova estrutura e oferece cinco produtos e serviços. As categorias Selpe Executive, Selpe Expert, Selpe Multiservice, Selpe Talent e Selpe Advisory atendem clientes de médio a grande porte, companhias nacionais e multinacionais.

“Estávamos de olho em São Paulo antes da crise, e estar lá é sinônimo de oportunidade. São Paulo é o principal centro econômico corporativo de várias empresas, muitos dos nossos clientes têm sede lá”, ressalta o diretor do grupo. Do ano passado até agora, o grupo já recolocou cerca de 16 mil profissionais no mercado em todo o país.

Saiba mais

Crescimento. Com a nova sede em SP, o grupo aumentou em 20% a equipe.

Site. A empresa reformulou o site, que atualmente apresenta mais de mil vagas nos segmentos Executive, Expert e Multiservice.

 

Especialização é diferencial

O período não é um dos melhores, mas as oportunidades não sumiram completamente. Para o diretor do grupo Selpe, Hegel Botinha, a grande demanda está para cargos com maior nível de especialização.

“Apesar da crise, alguns setores já perceberam, e notamos um esforço das empresas em reforçar suas operações. Percebemos uma grande procura por posições específicas, cargos de especialistas, experts e supervisores. Temos trabalhado, inclusive, com recrutamento internacional. Mas claro que trabalhos temporários continuam acontecendo”, destaca Botinha.

Atento às mudanças e a parte do plano de expansão da empresa, as unidades do grupo passarão a contar com serviços de inteligência artificial, estratégia de atração de candidatos, além de engajamento de equipes. A tática é conhecer com maior eficiência e critério os candidatos. “Hoje, em nossa estrutura temos programadores, web designer, entregamos produtos diferenciados. Procuramos criar um espaço de compartilhamento e de espaço, trabalhando a cultura interna da empresa”, ressalta.

Números

350 mil

É o número de profissionais já recolocados pela empresa

50 mil

É a quantidade de candidatos avaliados por ano pelo grupo 

1.300

É o total de clientes já atendidos pela empresa nos mais de 50 anos

O que achou deste artigo?
Fechar

Selpe agrega inteligência ao recrutamento
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter