Retornando de mais uma cobertura do maior salão do automóvel do mundo, o de Frankfurt, na Alemanha, que fecha suas portas no próximo domingo (dia 24), como de costume, fazemos nessas ocasiões um balanço do que tivemos a oportunidade de assistir e reportar em nossos cadernos Super Motor, na rádio Super Notícia 91,7 FM e em nossas redes sociais.
Em um evento dessa envergadura, que conta com 11 gigantescos pavilhões espalhados por cerca de 200 mil m², é quase impossível eleger e destacar um modelo que possa, sozinho, representar tudo mais que ali foi exposto. Mesmo assim, vale ressaltar que em seu pavilhão exclusivo, a Mercedes-Benz provocou suspiros de toda imprensa mundial que, como nós, promovia a cobertura da 67ª edição da mostra automobilística alemã, ao mostrar com a pompa e circunstância que mereceu a ocasião o Project One, um verdadeiro carro de Fórmula 1 vestido para ser guiado pelas ruas. Coube ao principal piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, mostrar ao mundo o primeiro hipercarro híbrido da Mercedes AMG equipado com motor de 1.000 cv, o mesmo que equipa os carros dos pilotos da escuderia.
Mas o salão foi muito mais do que isso. Como esperado, a mostra encerra-se deixando cada vez mais clara a tendência da eletrificação dos automóveis em um futuro muito próximo. No entanto, não haverá uma ruptura abrupta da matriz energética hoje em utilização. Haverá uma transição em dois estágios, afinal, o mundo não pode dar saltos. Primeiro virão os motores híbridos, ou seja, movidos a gasolina e alternando-se com um segundo propulsor, elétrico. Em uma segunda etapa, acontecerá a definição pela escolha definitiva da eletricidade como meio de propulsão de nossos automóveis.
A propósito, o evento na Europa também mostrou que essa corrida é contra o relógio. Determinados fabricantes estão mais avançados em pesquisas do que outros. A alemã Volkswagen, por exemplo, projeta para o ano de 2025 comercializar 1 milhão de carros “verdes”, como são chamados os produtos com zero emissão de poluentes na atmosfera.
Uma prova do avanço neste sentido estava presente no pavilhão da marca, a família de conceitos elétricos ID Concept, que ganhou os holofotes em Frankfurt. Por lá, também há o estudo de um novo sedã elétrico, nos mesmos moldes dos já apresentados ID Buzz MPV (van inspirada na velha Kombi) e ID hatchback.
Por falar em Volks, em entrevista coletiva para imprensa brasileira, o presidente da fabricante no Brasil, David Powels, confirmou a importação do SUV Tiguan All Space, com sete lugares, para o primeiro trimestre de 2018. Descontraído e acessível, o executivo estima que o segmento dos utilitários-esportivos, os SUVs, responderá com 35% do total das vendas de veículos no país nos próximos anos.
Fechadas as portas do IAA 2017, o mundo das quatro rodas agora se prepara para as quatro próximas grandes mostras automotivas, que acontecerão nesta sequência em 2018: em janeiro, o anual Salão de Detroit, nos Estados Unidos. Em março, o tradicional Salão de Genebra, na Suíça. Em setembro, o Salão de Paris, na Cidade Luz. E, em outubro, o nosso não menos consagrado Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
Clique e participe do nosso canal no WhatsApp
Participe do canal de O TEMPO no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular
O portal O Tempo, utiliza cookies para armazenar ou recolher informações no seu navegador. A informação normalmente não o identifica diretamente, mas pode dar-lhe uma experiência web mais personalizada. Uma vez que respeitamos o seu direito à privacidade, pode optar por não permitir alguns tipos de cookies. Para mais informações, revise nossa Política de Cookies.
Cookies operacionais/técnicos: São usados para tornar a navegação no site possível, são essenciais e possibilitam a oferta de funcionalidades básicas.
Eles ajudam a registrar como as pessoas usam o nosso site, para que possamos melhorá-lo no futuro. Por exemplo, eles nos dizem quais são as páginas mais populares e como as pessoas navegam pelo nosso site. Usamos cookies analíticos próprios e também do Google Analytics para coletar dados agregados sobre o uso do site.
Os cookies comportamentais e de marketing ajudam a entender seus interesses baseados em como você navega em nosso site. Esses cookies podem ser ativados tanto no nosso website quanto nas plataformas dos nossos parceiros de publicidade, como Facebook, Google e LinkedIn.
Olá leitor, o portal O Tempo utiliza cookies para otimizar e aprimorar sua navegação no site. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, necessitam de seu consentimento para serem executados. Para saber mais acesse a nossa Política de Privacidade.