O mundo sobre rodas é assim, acelerado. Não pode parar. Depois de Paris sediar sua mostra automobilística, voltamos nossas atenções para São Paulo, onde acontecerá, entre os próximos dias 30 de outubro e 9 de novembro a 28ª edição do Salão Internacional do Automóvel. Para visitar a mostra, muitas agências de viagem preparam pacotes especiais que facilitam a vida dos que apreciam as belezas e novidades do mundo das quatro rodas.
O salão paulista acontece de dois em dois anos e, em sua última realização – em outubro de 2012 –, perto de 700 mil pessoas passaram pelos quase 150 estandes montados para exibir os carros dos sonhos, lançamentos e também muitos protótipos que sugerem formas e tecnologia de como poderão ser os carros em um futuro próximo. A área que a exposição ocupa no parque do Anhembi é de 106 mil m², e para este ano estão reservadas muitas surpresas para os visitantes.
Não custa lembrar que esse 28º Salão do Automóvel acontece em um momento desfavorável para a indústria automobilística, que está experimentando, neste ano, depois de uma década de sucessivo crescimento, registros negativos. Mas, por certo, isso não tirará o brilho de um evento tão aguardado por tantos brasileiros que nutrem verdadeira paixão pelo automóvel e têm, nessa oportunidade, a chance de ver reunidos em um mesmo espaço tudo de mais moderno que está sendo produzido no Brasil e em parte do mundo.
E prevalecendo a máxima que apregoa que é na dificuldade que está a busca pela superação, as montadoras, com tantos holofotes acesos no gigantesco pavilhão onde está localizada a mostra, irão se empenhar para destacar seus lançamentos e produtos. Afinal, é esta a hora para ganharem a maior visibilidade possível da mídia em seus espaços dentro do Anhembi. Mostraremos (nesta e na outra semana) alguns dos muitos destaques que desfilarão em São Paulo.
Vale lembrar que, para a edição deste ano, duas novidades agradarão ao público. Primeiro, o sistema de refrigeração que foi instalado no Anhembi, que, se não deixará o ambiente totalmente resfriado, amenizará o calor que os visitantes enfrentam a cada vez que o Salão se realiza.
A outra boa nova se refere aos tests-drives que estão sendo preparados por alguns fabricantes. Dessa forma, o contato com o lançamento poderá ser além do visual e, por que não, ser fator de motivação para uma futura aquisição do veículo experimentado.
Voltando aos expositores, começamos pela Volkswagen. A fabricante alemã, segunda colocada no ranking de vendas nacionais, mas que segue detendo no acumulado do ano a liderança absoluta na comercialização de compactos com o fenômeno Gol, guarda muitas novidades para seus visitantes. O destaque, é claro, será o citadino up!, lançado no começo do ano e que ganha, para o Salão de São Paulo, uma versão com apelo para fora de estrada, denominada Cross up!. Por lá, também, estará o novo Jetta, que recebeu pequenas modificações estéticas para a linha 2015 e a boa notícia de que passará a ser fabricado no Brasil.
Outro destaque da VW é a linha de comerciais leves lideradas pela Saveiro, que recentemente teve agregada ao seu rol de oferta a carroceria com cabine dupla e capacidade para acomodar cinco passageiros.
Clique e participe do nosso canal no WhatsApp
Participe do canal de O TEMPO no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular
O portal O Tempo, utiliza cookies para armazenar ou recolher informações no seu navegador. A informação normalmente não o identifica diretamente, mas pode dar-lhe uma experiência web mais personalizada. Uma vez que respeitamos o seu direito à privacidade, pode optar por não permitir alguns tipos de cookies. Para mais informações, revise nossa Política de Cookies.
Cookies operacionais/técnicos: São usados para tornar a navegação no site possível, são essenciais e possibilitam a oferta de funcionalidades básicas.
Eles ajudam a registrar como as pessoas usam o nosso site, para que possamos melhorá-lo no futuro. Por exemplo, eles nos dizem quais são as páginas mais populares e como as pessoas navegam pelo nosso site. Usamos cookies analíticos próprios e também do Google Analytics para coletar dados agregados sobre o uso do site.
Os cookies comportamentais e de marketing ajudam a entender seus interesses baseados em como você navega em nosso site. Esses cookies podem ser ativados tanto no nosso website quanto nas plataformas dos nossos parceiros de publicidade, como Facebook, Google e LinkedIn.
Olá leitor, o portal O Tempo utiliza cookies para otimizar e aprimorar sua navegação no site. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, necessitam de seu consentimento para serem executados. Para saber mais acesse a nossa Política de Privacidade.