Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Raquel Faria

Vida ou morte

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
PUBLICADO EM Fri Feb 17 03:00:00 BRST 2017

Vida ou morte

Para o bem ou para o mal, as manifestações em defesa da Lava Jato que estão sendo chamadas para 26/3 devem impactar o futuro da operação, hoje em aberto. Se o movimento atrair grande púbico poderá reforçar e até blindar a força-tarefa. Por outro lado, eventos esvaziados irão estimular uma brutal ofensiva daqueles que já tentam a qualquer custo desmontar a operação. A Lava Jato chegou a momento crucial de sua trajetória.

Os sem interesse

Os grupos mais politizados, e dispostos a manifestações, estão ressabiados. Na esquerda há resistência aos atos por terem sido convocados pelo pessoal que liderou o impeachment e porque não se confia na isenção da Lava Jato, suspeita de ter sido criada para caçar Lula. À direita, teme-se que os atos acabem atingindo Michel Temer, cujo governo a maioria dos direitistas segue apoiando, no mínimo pelo mérito de ter tirado a esquerda do poder. E quem não é de direita ou esquerda está desiludido demais para acreditar em qualquer coisa, inclusive no efeito moralizador da Lava Jato.

Caso Azeredo

A propósito: nascido em 9 de setembro de 1948 e a 1 ano e 7 meses de virar septuagenário, Eduardo Azeredo deverá cumprir pena em prisão domiciliar, segundo o prognóstico corrente nos meios jurídicos de Minas. Azeredo foi condenado a 20 anos de cadeia na 1ª instância e aguarda em liberdade o julgamento de recurso ao TJ.

Trabalho de risco

A destituição causou pesar e perplexidade no setor turístico e cultural, que tinha nele um aliado. Historiador e professor, a ele são atribuídas ações como recuperação de obras vendidas/roubadas, denúncia de crimes, defesa do Colégio Dom Bosco e do Conjunto dos Profetas de Aleijadinho, além de posições firmes em relação à Samarco. Mas, infelizmente, nos dias de hoje, muita iniciativa pode trazer mais prejuízos do que benefícios à carreira.

Tapete vermelho

Uma caravana da direção nacional do PSB, liderada pelo presidente Carlos Siqueira, desembarca na próxima segunda-feira em BH para prestigiar a filiação de novos membros do partido, entre eles o deputado George Hilton, ex-ministro de Esportes no governo Dilma. O ato será na ALMG.

Termômetro

Por ora a mobilização é quase inexistente, com as redes sociais ignorando os atos. A mídia também não parece inclinada a dar apoio. A 25 dias das manifestações, a baixa repercussão indica dificuldades para arregimentação de pessoas dispostas a botar a cara na rua em defesa de uma operação policial que hoje enfrenta forte oposição no Planalto, Congresso, tribunais e empresariado. Apoiar a Lava-Jato, nas circunstâncias atuais, significa desafiar os que estão mandando no país. Quantos se habilitam?

Pizzaiollo

Nos últimos dias cresceu nos meios jurídicos a aposta na desidratação da Lava Jato. Anonimamente (ninguém quer passar ideia de estar contra a operação), fala-se que há amparo legal para a anistia de crimes passados, como querem os políticos. Isso tornaria inútil o grosso das investigações até agora. E o que não fosse anistiado poderia virar pizza no forno sempre alto do Judiciário, onde processos podem se arrastar até o réu completar 70 anos e se tornar inimputável.

Outro que cai

Mais mudanças no MP mineiro. Marcos Paulo de Souza Miranda foi removido da Promotoria Especial para o Patrimônio Cultural e Turístico e nomeado para Santa Luzia. Pode ser mais um caso de promotor derrubado por querer mostrar serviço.

FOTO: reprodução/Instagram

Marina Ruy Barbosa posta foto em rede social de evento da Renault, em São Paulo.

Troca de comando

O Ibram tem novo presidente. Reunido em Brasília, o conselho da entidade que representa a mineração brasileira aprovou a substituição de Fernando Coura por Walter Alvarenga, até então diretor de relações governamentais.

O que achou deste artigo?
Fechar

Vida ou morte
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

comentários (1)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter