Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Vida Saudável

Hobby 

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 07/10/17 - 03h00

Passatempo ou hobby é a denominação dada a uma determinada atividade de entretenimento que o indivíduo desenvolve sozinho ou juntamente com outras pessoas. É importante entender que o passatempo não pode ser um jogo, uma diversão que envolve regras predeterminadas. Você, caro leitor, tem algum passatempo? Saiba que a prática de um hobby pode ajudar na sua saúde física e mental.

Passar algumas horas numa atividade leve e que traz relaxamento contribui para o seu equilíbrio físico e também para o controle das emoções. Um hobby praticado com regularidade, ou seja, pelo menos uma vez por semana, é um ótimo antídoto contra o estresse. Os efeitos positivos chegam a surpreender até alguns especialistas. Em recente pesquisa da Academia Americana de Neurologia, os cientistas descobriram que as pessoas capazes de se manterem relaxadas (através de um hobby) têm 50% menos chances de desenvolver demência em comparação às pessoas com tendência a se estressar.

Parte da classe médica concorda que ter um hobby aumenta a qualidade de vida. É um fator que equilibra e ajuda a preservar a saúde física e emocional. A redução do estresse através de algum hobby melhora a condição cardiocirculatória das pessoas. Praticar um hobby pode ajudar a desenvolver as habilidades e os talentos naturais, bem como ajuda a se desconectar das rotinas diárias. De igual forma, é um excelente antídoto contra a depressão e os ataques de ansiedade. Pode também aumentar o poder da criatividade e da capacidade de ficar mais disciplinado, bem como amplia a vida social, aumentando a motivação e a energia para enfrentar os problemas do dia a dia e, de quebra, aumenta nossa autoestima.

A vida moderna demanda muito e facilmente nos leva a esquecer de nós mesmos. Por isso, vale a pena levar em consideração alguns pontos para fazer do hobby uma forma de praticar algo de positivo para nós mesmos. Inicie procurando algo ousado. Se você gosta de tocar guitarra, vá em enfrente. Você estará fazendo algo por que gosta e não para ter algum retorno financeiro. Procure explorar passatempos em que você não tenha tanta habilidade, entretanto, é importante que goste da escolha. Quando tomar a decisão, vá e faça. Não procrastine nunca. Não deixe para depois. Não deixe que suas obrigações, pressões familiares ou tarefas atrasadas lhe impeçam de praticar o seu hobby favorito. É um momento tão ou mais importante que o das obrigações. É um momento para você. Pense nisso!

A prática de um hobby sempre se reflete em uma melhora no trabalho, na família e no desempenho social. Você pode definir um ponto de ruptura com tudo o que significa rotina. Por isso, não faz sentido ficar aguardando que seu parceiro ou a sua parceira, seus colegas de trabalho ou sua família tomem a iniciativa na hora de praticar seu hobby. É um espaço escolhido por você, de exploração e de liberdade. O passatempo escolhido também não pode depender de dinheiro. Deve ser algo alcançável, em que você possa efetivamente fazer e praticar.

Ainda não tem um hobby? Escolha um e faça o teste. Comprove por si todos os benefícios que um passatempo pode proporcionar.

O que achou deste artigo?
Fechar

Vida Saudável

Hobby 
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter