Meira Souza

O que nutre o seu corpo?

Identifique os sabotadores do seu peso ideal


Publicado em 03 de abril de 2021 | 03:00
 
 
 
normal

Eram tempos difíceis, Vanessa não sabia há quanto tempo ela estava daquela maneira, será que tinha sido o término? As dívidas? O estresse do trabalho?

Era difícil dizer, já tinha um tempo que ela se sentia daquela maneira, perdida e frustrada.

Cada dia parecia um sacrifício, hoje não é diferente, Vanessa se levantava, passava em frente ao espelho e mal se reconhecia. Os problemas não eram os quilos a mais, a cara de cansada ou a falta de disposição, mas como ela não se percebeu chegando àquele lugar? Não fazia ideia de como havia engordado.

Sem saber como pagar as dívidas das roupas recém-adquiridas, ela quase chorou ao perceber que sua última calça já está apertada.

As lágrimas finalmente caíram quando ela percebeu o tamanho do sacrifício que teria de fazer para voltar a um peso que a deixasse confortável. Com tristeza no rosto pesquisou no celular: “como perder 15 kg rapidamente?”

Encontrou uma nova dieta, teria de passar 15 dias bebendo apenas água e comendo uvas. Um quilo por dia, ela pensou, nada mal. Mas ela já conhecia essa história, ela emagreceria rápido e engordaria mais rápido ainda.

Anúncios de remédios para emagrecer, acelerar o metabolismo e até para liberar o intestino. Tudo parecia sacrifício demais.

Por último, Vanessa cogitou fazer uma redução de estômago, mas se lembrou de que poucos anos atrás havia feito uma lipo, fora o preço que neste momento era impraticável.

Por fim voltou a chorar enquanto pensava nos meses que teria que passar sem comer um hambúrguer e trocando arroz e feijão por algum tipo de salada.

Há anos vivia nesse dilema: estar feliz ou ser magra.

Todos nós conhecemos alguma Vanessa. Muitos de nós já fomos Vanessas em algum momento de nossas vidas. Será que tudo precisa ser sempre tão difícil?

A resposta é simples: não. No entanto é necessário ter paciência! A ansiedade é o principal impulsionador da indústria do emagrecimento.

Antes de comprar uma proposta pronta que talvez te livre da gordura, mas não te livrará do hábito que a construiu, procure entender o que motiva seu ganho de peso.

Quem é você?

Alguém muito ocupado, sem tempo de preparar comida, que acaba comendo em fast-food mais do que deveria? Alguém ansioso que come sem perceber? Estressado e dependente de antidepressivos? Usa ansiolíticos ou bebida alcoólica para relaxar? Ou ainda não sabe o que te sabota?

O primeiro passo para um emagrecimento sustentável é o autoconhecimento.

Busque em você! Ao se conhecer, perceberá que seus motivos são únicos e começará construir ferramentas próprias de conquista do peso ideal.

Uma dica: avalie sua alimentação. Algum alimento específico te sabota? Comece aplicando a mágica da redução de 1/5, permaneça durante um mês, reduza mais 1/5 e sucessivamente até chegar a um ponto de equilíbrio. O resultado será surpreendente.

Uma única mudança permanente em direção à saúde é melhor do que 30 mudanças insustentáveis.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!