Open Mind Brazil

Como se conectar com pessoas de forma eficaz

Criar relacionamentos sólidos no mundo corporativo

Por Lúcio Júnio
Publicado em 07 de abril de 2021 | 03:00
 
 
 
normal

As redes sociais surgiram com o objetivo de aproximar pessoas, possibilitando encontros a partir de diferentes fusos, culturas e perspectivas. E elas realmente facilitam esses encontros. Entretanto, elas são um meio, e o maior acesso às redes não significa necessariamente qualidade nos relacionamentos interpessoais. Por isso, tentar entender se as suas conexões são de qualidade é fundamental para a construção de um networking sólido no mundo corporativo. Mas como criar laços de maneira eficiente?

Essas reflexões podem ser fáceis de se responder, mas, para que sejam eficazes, precisam do empenho de quem quer construir uma base de relacionamento sólida no mundo corporativo. A regra mais importante é: para se conectar com pessoas, principalmente no mundo corporativo, é preciso estar aberto a elas. Somente assim é possível construir uma rede de contatos profissional para trocar experiências e informações e potencializar oportunidade por meio de relacionamentos.

Além disso, outras dicas podem ajudar:

Busque pessoas com interesses em comum com os seus. Pode parecer óbvia essa dica, mas muita gente faz o caminho inverso: tenta se conectar com o maior número de pessoas possível e depois focar aquelas que têm temas em comum. Quando você começa focado, perde muito menos tempo, além de conseguir utilizar melhor o tempo que dedica para conversar com esses contatos.

Esteja em palestras e masterminds. Frequente eventos, grupos, rodas, cursos – mesmo os virtuais, em tempos de pandemia – enfim, locais focados nesse tipo de interação; fica mais fácil encontrar as pessoas certas, e você ainda aprende alguma coisa durante o processo. Você só tem a ganhar.

Compartilhe ideias e convide pessoas para opinar. Dialogar com os seus contatos é fundamental, portanto, crie oportunidades para trocas que possibilitem às pessoas saber o que você pensa, qual área você domina, no que você está focado. Além de lembrá-los da sua atividade, você ainda está trabalhando para trazer as pessoas para mais perto de você.

Esteja presente em redes de networking, como o Open Mind Brazil. Cada rede social tem um objetivo, entenda qual rede pode te oferecer mais oportunidades e foque seu esforço nela. Grupos também são uma opção com bastante resultado. Descubra qual melhor atende suas expectativas.

Seja fiel e verdadeiro com seus contatos. Uma das piores coisas que existem é ser visto como interesseiro. Para as conexões se tornarem sólidas, é preciso confiança de ambas as partes. Construa o relacionamento de forma clara, o mundo corporativo prefere atitudes assim.

Cultive o relacionamento com as pessoas. Aparecer só quando você precisa é a pior coisa que alguém que deseja ser bem relacionado pode fazer. Para que as pessoas te ajudem, elas precisam te conhecer, gostar de você. Por isso se faça presente em diferentes momentos, não apenas quando você precisa.

Ofereça algo às pessoas e não seja somente aquele que pede. As pessoas precisam sentir que você também está disposto a fazer algo por elas e não só a receber. Seja colaborativo, ajude, conecte pessoas, serviços, enfim, seja também uma pessoa com quem os outros podem contar, e elas serão gratas e vão se lembrar de você.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!