ROTARY

Vamos em frente

Redação O Tempo


Publicado em 30 de setembro de 2013 | 03:00
 
 
 
normal

Na edição de agosto de 2012, a revista “Brasil Rotário” trouxe em sua capa a questão: “Quadro associativo – como superar a marca de 1,2 milhão de rotarianos?” Nas páginas internas, a edição apresenta o magnífico trabalho do companheiro Mário César Martins de Camargo, “Cartografia do Crescimento”, sobre o quadro associativo.

Quando ingressei no Rotary, em outubro de 1977, já estávamos nesse patamar de associados. Estimava-se que, no ano 2000, teríamos 2 milhões de rotarianos no mundo. Decorridos 35 anos, a previsão não se concretizou. Sem dúvida, levará muito tempo para chegarmos lá, se é que um dia chegaremos. Nesses 35 anos, muitas mudanças aconteceram nos setores empresarial e profissional, naturais celeiros de novos rotarianos.

Por outro lado, atualmente, temos muitos concorrentes, no bom sentido, na prestação de serviços à comunidade. São associações, grupos e irmandades, com pessoas trabalhando por suas comunidades, sem pagamento de taxas e obrigação de frequência. Claro que nada se compara ao Rotary International, nas suas impecáveis organização e grandeza de objetivos e realizações. Entretanto, é preocupante o fato de não passarmos de 1,2 milhão. Nós precisamos crescer, principalmente com pessoas mais jovens, para não ficarmos um clube de aposentados.

Entretanto, temos a consciência de que pertencemos a uma grande organização, respeitada em todo o mundo pelo trabalho incessante, há mais de cem anos, em prol do bem humano, por meio de projetos humanitários, intercâmbios e bolsas de estudo – e pelo grande objetivo de erradicar a poliomielite.

Provavelmente, com a ampliação da imagem pública do Rotary, não somente divulgando a instituição, mas participando também na solução de grandes problemas sociais, como a segurança pública e o trânsito nas cidades e rodovias, podemos atrair muitas pessoas.

De qualquer maneira, vamos em frente, com 1.224.874 rotarianos no mundo (números de agosto de 2012), confiantes de que estamos no caminho certo. “Vamos em frente, que atrás vem gente”.

Odilon José Boschetti - Gov. 1998-99 do Distrito 4.590

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!