SUPER HISTÓRIAS

João Pedro não perdoa a zaga do Atlético: 'Sem comparação'

O zagueiro comentou sobre a safra atual do Galo

Por Wilson José
Publicado em 17 de novembro de 2019 | 03:00
 
 
normal

João Pedro, 56, deixou o Exército para vestir a camisa do Atlético. E guarda até hoje com carinho as faixas de campeão mineiro de 1985, 86 e 88. Ele foi também campeão paranaense pelo Coritiba em 89.

Zagueiro de boa estatura, vigor físico, excelente no jogo aéreo, ele não dava mole para os atacantes. Jogava tanto do lado direito como na esquerda. Foi descoberto pelos olheiros Lúcio dos Santos e Humberto Saldanha, que o viram jogar no Yuracan contra o Sport, de Juiz de Fora, em Itajubá, pela segunda divisão mineira.

Ainda um garoto de 16 anos, para ir para o Galo, foi preciso conversar com seu pai, que assinou um pré-contrato. Mas o jogador só se apresentou ao clube depois de servir o Exército. E já entrou direto no elenco profissional para adquirir experiência. Em seguida, foi emprestado ao Guarani e se destacou pelo time de Divinópolis, campeão mineiro do interior.

Ao retornar ao Atlético, João Pedro teve pela frente a concorrência de Olivera, Luizinho e Batista. Ele não se acomodava com o banco e estava sempre ganhando chance de jogar, até mesmo porque Batista e Luizinho eram atletas da seleção brasileira. No Galo, João Pedro sempre entrava no lugar de Batista ou de Luizinho. “Aprendi muito com os dois e também com o Olivera, que depois passou a ser nosso treinador”, relembra o ex-zagueiro atleticano.

“Era um privilegio fazer parte do grupo. O salário não era como hoje, o atleta jogava mais por amor”, diz João Pedro, que sente saudade dos treinos, viagens, pagodes, brincadeiras sadias e do respeito no grupo.

Safra ruim

João Pedro comentou sobre a safra atual de zagueiros. “É bem inferior não só no Atlético, mas no futebol brasileiro. A qualidade da minha época era outra, sem comparação”, disse o ex-jogador.

Atualmente, João Pedro mora na cidade de Itajubá, no Sul de Minas, onde possui uma distribuidora.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!