Brahma brinda “o que realmente importa”
A cerveja Brahma, no Brasil há 130 anos, apresenta a sua nova assinatura revelando que está ao lado das pessoas nas melhores horas da vida delas. A marca também ressalta que permanecerá assim por várias décadas.
Em sua nova ação, a empresa incentivou, por meio das redes sociais, que os consumidores enviassem fotos marcantes da vida deles em que a cerveja estivesse presente. A partir de cada uma das histórias, nasceu o novo filme para a campanha da marca, criado pela agência Africa e feito integralmente com as fotos mandadas pelos internautas
“Existem coisas na vida que resistem ao tempo. Por isso, elas têm tanto valor. Brahma sempre fez parte da vida dos brasileiros, seja na música, no futebol, no carnaval e no dia a dia das pessoas. Brahma é a cerveja que acompanha gerações e celebra as melhores memórias delas”, destaca Pedro Adamy, diretor de marketing de Brahma.
Coleguium patrocina o VOE Mulher
O Coleguium Rede de Ensino é o patrocinador oficial do VOE Mulher, maior evento de empreendedorismo feminino do país, que será sediado, pela primeira vez, na capital mineira. O encontro será realizado de 20 a 23 de março, das 10h às 19h, no Estádio do Mineirão. Os ingressos custam a partir de R$ 10.
O público presente terá acesso a várias atrações, como palestras, workshops, rodadas de negócios, oficinas, entre outras. A estimativa da organização é de que cerca de 25 mil mulheres compareçam ao local nos quatro dias de evento. O Coleguium, como um dos patrocinadores, vai montar um espaço kids. Lá, as mulheres poderão deixar seus filhos enquanto participam das atrações.
Para Daniele Passagli, diretora-geral do Coleguium, o incentivo ao empreendedorismo feminino é de grande relevância. “Estamos orgulhosos em ser o patrocinador máster do VOE Mulher, um evento que tem como objetivo inspirar, conectar, promover e integrar mulheres de todo o Brasil. Acreditamos na força e na autonomia de nossas alunas, professoras e diretoras na construção de um mundo melhor e esse patrocínio reforça isso”, afirma ela.
“Nosso propósito está muito integrado ao do próprio Coleguium, que é de colocar a mão na massa e fazer a diferença”, destaca Maurílio Aquino, um dos organizadores do “VOE Mulher”.
Várias mulheres engajadas no cenário do empreendedorismo feminino marcarão presença no evento. Entre elas, a atriz e bailarina Claudia Raia, a jornalista Fernanda Gentil, a modelo e designer de interiores Drica Quintiliano e a idealizadora do projeto “Enquanto o filho não vem” Patrícia Balbi.
Os jornais O TEMPO e Super Notícia e a Rádio Super 91.7 FM também apoiam a iniciativa.
Grupo Amigos do Mercado MG promove evento sobre cenário digital
Nesta segunda-feira, dia 18 de março, será realizado o primeiro encontro idealizado pelo grupo Amigos do Mercado MG.
A iniciativa tem como objetivo unir o mercado publicitário por meio de canais de comunicação e eventos, promovendo, dessa forma, networking, ajuda mútua e reconhecimento dos profissionais do dia a dia da área publicitária.
O primeiro evento será a palestra “Cenário Digital 2019”, ministrada por Fred Monte Alto. O conteúdo abordará as especificidades desse cenário no país e os cuidados advindos das funcionalidades de cada canal.
O Amigos do Mercado MG foi criado em 2016, em São Paulo (SP). Já em dezembro do ano passado, teve início a filial de Minas Gerais, que hoje conta com 289 integrantes.
Nova campanha da Natura foca Kaiak Ultra
A Natura estreou, na última quinta-feira (14), a campanha de lançamento de Kaiak Ultra, inovação da linha Kaiak. Ao som de uma versão exclusiva de “Águas de Março”, de Tom Jobim, a ação criada pela DPZ&T sai no mesmo mês em que o posicionamento “A Casa de Perfumaria do Brasil” comemora dois anos.
“Kaiak é uma marca icônica da Natura e que está sempre se renovando, como neste lançamento de Kaiak Ultra, pensado para jovens antenados, que gostam do frio na barriga provocado pelo mergulho no desconhecido, traduzindo uma sensação de reenergização depois dessa experiência. É também uma marca que materializa o conceito de ‘Casa de Perfumaria do Brasil’, que celebra nosso jeito único de fazer perfumes sem perder a personalidade de cada marca do nosso portfólio”, ressalta Denise Coutinho, diretora de Perfumaria da Natura.
Para representar o frescor da nova fragrância, a campanha utiliza como metáfora o choque gelado que as pessoas sentem em situações desconhecidas. O esporte, território de expressão de Kaiak, agora é o canyoning. O filme é dirigido por Manu Mazzaro, da produtora Saigon, e foi captado na Chapada das Mesas, no Maranhão.
“O casal unido nessa aventura, a cumplicidade de chegar nesse momento limite - ao fim do caminho - e, juntos, encarar. Quisemos apresentar o choque gelado da fragrância como uma metáfora dos grandes desafios da vida. Contar essa história, guiados pelas Águas de Março, foi emocionante. Trabalhamos com muita reverência na versão de mais esse clássico da nossa música, o que tem sido uma das marcas registradas da linguagem de Casa de Perfumaria do Brasil”, diz Denise Gallo, diretora de criação da DPZ&T.
Por que escolher uma agência modelo full service no atual cenário?
O ano de 2019 começou de forma perturbadora. Os desafios para as empresas no mundo, no Brasil e em Minas Gerais são imensos.
A inovação disruptiva nos diversos setores produtivos tem trazido, ainda, maior insegurança em relação às escolhas e aos investimentos de forma geral, inclusive no marketing e na comunicação.
Numa sociedade saturada de informações, como realizar uma comunicação relevante, estratégica e ética, que consiga sobressair em meio ao ruído geral, uma vez que a comunicação continua exigindo uma proposta de valor consistente e sinérgica entre todos os esforços?
O essencial é colocar o consumidor no centro dessa discussão, respeitando a sua inteligência e sensibilidade, compreendendo o que é relevante para ele. E, principalmente, entender que se os canais para falar com ele são inúmeros e fragmentados, ele, consumidor, não é.
Nesse sentido, é importante evitar as armadilhas; driblar o apelo fácil a expedientes imediatistas ou descolados das suas reais necessidades, que comprometem a reputação da marca e mostram-se ineficazes em médio e longo prazos. Hoje, todos podem fazer conteúdos, produzir vídeos, mas um celular na mão não significa uma ideia relevante na cabeça.
A internet não possui uma barreira de entrada, e optar por ações online somente para “economizar”, ou realizá-las de forma desestruturada, pode não entregar valor ao negócio.
Abrir mão de meios que têm importância na vida de telespectadores, ouvintes ou leitores é ignorar uma realidade ainda privilegiada de “vendas” em nosso país.
Internalizar a comunicação, também, a pretexto de ter o controle dos conteúdos e mais agilidade, traz um custo fixo alto e pode esvaziar o diálogo saudável.
Não defendo modelos que não respondem mais a uma sociedade complexa e em mutação, mas acredito que devemos mudar com consistência e estratégia; em um ambiente onde tudo muda, é preciso estar de olho no essencial.
O modelo full service atua com a convicção de que a sinergia nos esforços de comunicação traz melhores resultados para o negócio do cliente, de forma mais econômica e mais produtiva. Nesse modelo, você pode ter parceiros na operação, mas é preciso garantir uma inteligência que contribua efetivamente.
Nunca tivemos tantos recursos para ter clareza de nossos objetivos e métricas para avaliar os resultados. Mas o que comanda tantos “braços” ainda necessita ser uma “cabeça.”
Simone Moreira de Abreu
Diretora de atendimento da Lápis Raro Comunicação