|
 Vítima. Criança ghegou na terça-feira e ficará até janeiro de 2009 aos cuidados de Ezenete Rodrigues FOTO: RICARDO RAFAEL/O POPULAR/AE - 24.3.2008 |
| Vítima. Criança ghegou na terça-feira e ficará até janeiro de 2009 aos cuidados de Ezenete Rodrigues |
|
|
CidadesAdoção.Pastora evangélica pretende adotar a adolescente que teve unhas arrancadas
Menina vítima de tortura em Goiânia pode viver em BH
Ela chegou na última terça-feira e ficará na cidade até janeiro
Andréa silva
A história da menina que passou dois anos sendo torturada por uma empresária na cidade de Goiânia (GO), está ganhando um novo capítulo em Belo Horizonte. A garota, de 12 anos, chegou à capital na última terça-feira e ficará até janeiro do ano que vem aos cuidados da pastora Ezenete Rodrigues, da igreja batista da Lagoinha. Ana Paula Valadão, vocalista do grupo gospel Diante do Trono, disse que foi a própria menina que demonstrou interesse em vir para Belo Horizonte. No mês passado, ela esteve na capital mineira a passeio e ficou 15 dias na casa de Ezenete. Ao retornar para o abrigo em Goiânia, a adolescente mostrou interesse em voltar para Belo Horizonte e em ser adotada pela pastora, que já tem um filho biológico e mais duas filhas adotadas. O primeiro contato da garota com o pessoal da Igreja da Lagoinha foi em agosto, após uma apresentação do Diante do Trono no ginásio de Goiânia.
Ana Paula disse que, no dia do show, uma pessoa deixou um exemplar de um jornal local (com a história da menina) no hotel onde o grupo ficou hospedado. Conforme a cantora, um trecho da matéria citava um refrão de uma música de um dos seus CDs, que diz: Nunca deixe alguém dizer que não é querida/Antes de você nascer/Deus sonhou com você. "Quando eu li parte da minha música transcrita por ela, eu me emocionei. No dia seguinte, quando eu cheguei ao aeroporto para embarcar, ela (a menina) nos aguardava no saguão com o pessoal do abrigo", disse Ana Paula, que se considera intermediadora do encontro da jovem com a pastora. Há sete meses, a garota aguarda uma decisão da Justiça sobre seu destino. Desde que foi encontrada pela polícia de Goiânia no apartamento da empresária Sílvia Calabresi Lima, 42, acorrentada e amordaçada, ela vive no Centro de Valorização da Mulher (Cevam), naquela cidade.
A autorização para que a adolescente viesse a Belo Horizonte foi dada pelo juiz Maurício Porfírio Rosa, do Juizado da Infância e Juventude de Goiânia. O juiz afirmou ter antecipado o procedimento que tomaria no Natal, de permitir que crianças e adolescentes abrigados passem as festas comemorativas do final do ano em casas de famílias. A empresária e a empregada doméstica Vanice Novaes, 22, foram presas no dia em que a polícia encontrou a garota. Sílvia foi condenada a quase 15 anos de prisão pelo crime de tortura. Vanice pegou 7 anos por ser considerada cúmplice.
Entenda o caso
- No dia 17 de março, a Polícia Civil encontrou a garota amordaçada e amarrada no apartamento da empresária Silvia Calabresi Lima, em Goiânia
- A menina havia sido deixada aos cuidados da empresária pelos pais
- A adolescente foi submetida a tortura. Ela tinha cortes na língua feitos por alicates, furos nas nádegas, unhas arrancadas e lesões múltiplas
- Sílvia e a empregada doméstica Vanice Novaes foram presas. As duas já foram julgadas e condenadas
- O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou um pedido de indenização de mais de R$ 1 milhão contra a família da empresária
- A menina agora pode ser adotada por família de BH
Frase
"Ela é uma menina muito especial. Viveu tanta coisa ruim, mas consegue manter um olhar doce, cheio de esperança. Ela falou até que já perdoou a Sílvia"
Ana Paula Valadão Cantora evangélica
Publicado em: 31/10/2008