Música

Bola Preta e o choro universal 

Redação O Tempo

Por Giselle Ferreira
Publicado em 13 de dezembro de 2014 | 04:00
 
 
 
normal

Um português, uma brasileira e um alemão compõem o trio. De Argentina, Dinamarca, Holanda e França vêm as composições que alimentam o repertório da apresentação. Depois de Porto, Lisboa, Londres, Ouro Preto, Diamantina e São João Del Rey, o Trio Bola Preta finaliza a turnê de lançamento de seu debute no Cine Theatro Brasil, no próximo sábado (20), e prova que o choro, mais do que nunca, é livre e universal. 

A flautista mineira Mariana Bruekers formou em 2011 a trinca com o violonista português Francisco Medina e a curitibana Elizabeth Fadel – agora substituída pelo pandeirista alemão Matthias Haffner.
De sangue misto, o grupo nasceu na Holanda e segue honrando o DNA mezzo brasileiro mezzo gringo nos novos trabalhos. “Saideira”, álbum que o grupo vem lançar, é composto por dez faixas autorais (a maioria delas de Elizabeth Fadel), mas com tempero inspirado em vários países. 
 
Participações
“Nosso diferencial são as influências portuguesas, alemãs, mineiras... Nosso som é essa mistura. Dia 20 vamos mostrar, além das canções do disco, composições de choro de não-brasileiros. Vários amigos nossos mundo afora nos cederam alguns choros. Tem um argentino, um dinamarquês, um inglês, dois holandeses e um francês”, comenta Mariana, lembrando de outros amigos que farão participação especial no Cine Brasil – entre eles, Lucas Telles, no bandolim, Lucas Ladeia, no cavaquinho, e Luiza Mitre, no piano (os três integram o grupo Toca de Tatu). 
 
“Eu fui para a Holanda com a ideia de que a música brasileira é feita por brasileiros. Mas aí é que a gente se surpreende. Eles têm dificuldade porque a gente nasceu com essa rítmica. As músicas deles são muito mais retas. Às vezes, pra incorporar isso é difícil, mas eles – digo ‘eles’ de todas as nacionalidades – estão fazendo e ensinando e compondo muita coisa boa. É interessante o olhar deles em relação ao choro. Nesse concerto, isso vai ficar explícito”, conta Mariana, que aposta numa “alma brasileira” para explicar a identificação do mundo com a nossa cultura. “A nossa música é tão contagiante que pega as pessoas de todos os cantos”, garante a flautista.
 
Trio Bola Preta
Lançamento do disco “Saideira”
Teatro do Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec (r. dos Carijós, 258, centro, 3201.5211). Sábado (20), às 20h30. R$ 20 (inteira).

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!