MÚSICA

Sambetes, para animar a festa

O violonista Thiago Delegado lança “Sambetes Vol.1 em show na próxima quinta-feira (26), no palco do Teatro Bradesco

Por Alex Bessas
Publicado em 21 de abril de 2018 | 03:00
 
 
 
normal

O sorriso escancarado que Thiago Delegado exibe na foto ao lado tem tudo a ver com a atmosfera que perpassa “Sambetes Vol.1”, disco que o violonista, compositor e arranjador lança em show na próxima quinta-feira (26), no palco do Teatro Bradesco. Quase todo autoral – à exceção da faixa “Afrosambete”, parceria com Aloizio Horta –, o álbum explicita, em seu título, o gênero ao qual se filia.

“Sambetes são sambas pequeninos, que têm uma levada do samba-jazz do final dos anos 50, anos 60 e 70. Remetem, por exemplo, a João Donato, Zimbo Trio... São composições mais curtinhas, menores, com um tema bem definido, mas com espaço para os músicos improvisarem e brincarem”, define, lembrando os vários ícones da MPB que já se filiaram a essa matriz – caso de Roberto Menescal e seu “Telefone” (música de 1964). Menescal, aliás, é o homenageado na faixa de abertura, “Sambete do Menexca”. Lembrando, ainda, que o carioca foi um dos convidados do disco anterior de Delegado, “Viamundo”. 

“Sambetes”, o disco, teve como ponto de partida o projeto “DelegasCia”, roda instrumental que Thiago Delegado comanda no espaço A Casa, ao lado de um time fixo, formado por Aloizio Horta (contrabaixo), Christiano Caldas (teclados) e André Limão Queiroz (bateria). Democrática, a iniciativa se abre também a participações espontâneas.

No curso de toda essa história, o músico passou a compor já pensando na ambiência do projeto – motivo pelo qual a seleção de repertório, no caso, não foi tarefa das mais intrincadas. Das oito faixas que formatam o disco (que também está saindo em vinil), sete são instrumentais. A “estranha no ninho” responde pelo título de “Garoto Matheus” e foi composta sob o calor de um episódio ocorrido no Carnaval 2017 na capital mineira, envolvendo o músico Matheus Brant, seu amigo, e o bloco que ele capitaneia, Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro. “Certo dia, acordei e, quando fui ver (nas redes sociais), havia todo um burburinho, com postagens de mensagens do tipo: ‘Força, Matheus’. Fui investigar o que era e achei tão absurdo! Até mesmo um pouco cômico”. 

Para refrescar a memória: após um concorrido ensaio, no qual alguns foliões ficaram de fora, o organizador recebeu um e-mail de um morador do entorno (Gutierrez), com dizeres como: “Não queira arrumar problemas com quem é muito superior a você em influência e justiça”. “Um e-mail rude, grotesco, fascista”, rememora Delegado, que escreveu a letra de bate-pronto. Ao postá-la nas rede social, o conteúdo foi bastante compartilhado. 
Outra faixa de história digna de registro é “Sambete da Malu”, que ele fez para a sobrinha. “Minha irmã me chamou para padrinho. Então, tinha que dar um presente e optei por fazer uma música: era menos oneroso”, gargalha. Claro, é uma piada. De todo moda, a garota aprovou: hoje, aos 2 anos, já dá seu feedback, batucando a cada audição – embora ainda insista em chamar o “dindo” de “Donegado”. 

Disco de raiz

Um outro diferencial é que o disco foi gravado em um estúdio com tecnologia analógica em São João del-Rei. “A gente quis trazer uma atmosfera old school, vintage, e o estúdio que me ofereceu essa possibilidade foi esse”. Não que tenha sido fácil, o processo. “Esses sistemas têm umas complicações que são inerentes ao processo, que é mais raiz. Traz uma verdade, mas realmente é mais difícil, e a gente tinha um prazo curto. Alugamos uma casa antiga, centenária, tínhamos que matar tudo em um dia, mas achamos que a gente ia dar conta – e demos! Não foi fácil de editar, pois não permite muita maquiagem. É mesmo o nosso som e a nossa onda. Tem uma verdade que seria difícil atingir de outra forma”.

Sambetes Vol.1
Teatro Bradesco (rua da Bahia, 2.244). Dia 26 (quinta), às 20h30.R$ 20 (inteira).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!