Espaço Gourmet

Canastra 

Queijo mineiro é um dos preferidos nas receitas de chefs

Por Lorena K. Martins
Publicado em 20 de junho de 2015 | 03:00
 
 
 
normal

Há quem não abra mão de degustá-lo puro, com um “cafezim” bem quente, como um típico mineirinho no café da manhã. Com um sabor tão diferenciado que às vezes fica difícil de descrever, o queijo canastra é um dos preferidos na hora de incrementar as receitas. E, apesar de ser coisa nossa, o uso dele não é exclusividade dos mineiros – ele é o mais célebre entre os chefs Brasil afora, graças ao trabalho de divulgação desse patrimônio de Minas Gerais.

Na semana passada, o produto da Serra da Canastra produzido por Guilherme Ferreira ganhou medalha de prata entre 600 queijos participantes da competição Mondial du Fromage de Tours, na França. Ponto para nós, que ganhamos o título de segundo melhor queijo do mundo. Motivo a mais para que chefs de BH pudessem criar cada vez mais e mais pratos com a iguaria.

“O canastra não é tão forte como os queijos franceses, e nem tão suave, como o minas padrão, por exemplo. No prato, você percebe sua característica, mas ele não rouba o sabor completo da receita”, comenta Juliana Myrrha do Restaurante 2015, que sempre opta por comprar o canastra com produtores locais para incrementar as receitas. Uma delas, inclusive, foi o risoto feito com linguiça de porco da roça, queijo canastra, pimenta biquinho e couve crocante bem fininha para acompanhar.

“Alem de valorizar os vários produtores deste queijo, é uma alternativa aos pratos. É muito melhor investir em um canastra de qualidade do que em um grana padano ou um parmesão mais ou menos”, opina.

Personagem principal

Fã do consumo do canastra ao natural, o chef Jaime Solares, da Borracharia Gastropub, prefere a iguaria bem amarela, quando o produto alcança o sabor mais forte ao ficar bem curado. “Em todos os pratos que eu puder usá-lo, eu uso. Ele é visto como o protagonista da receita e, a partir dele, você cria os acompanhamentos”, comenta o chef.

Em sua forma mais fresca, é indispensável para acompanhar doces típicos, como o de leite, mas harmoniza também com legumes, ovos e cogumelos. O chef sugere também um carpaccio de abobrinha com azeite gratinado com canastra. Outra sugestão foi adaptar o clássico filé à parmegiana investindo mais no queijo do que no molho de tomate. “Invisto mais no canastra e gratino no final. Acompanha um crispy de manjericão para valorizar o sabor”, sugere.

Receita

Parmegiana mineiro 
Receita da Borracharia Gastropub
 
Ingredientes
1 steak (200 g) de filé 
- 1 fatia de presunto
- 2 fatias finas de queijo canastra
- 1 xícara de chá de molho de tomate
- 5 ou 6 folhas de manjericão fresco
- 1 colher de sobremesa de crispy de manjericão (manjericão frito lentamente no azeite e deixado dentro deste)
- Farinha de trigo
- Ovo
- Farinha panko
- Sal
- Pimenta do reino
- Óleo para fritar
 
Modo de preparo 
Tempere a carne com sal e pimenta do reino. Distribua em três travessas a farinha de trigo, os ovos e a farinha panko separadamente. Tempere os ovos batidos com um pouco de sal e pimenta do reino. Passe a carne temperada na farinha de trigo, depois nos ovos e, finalmente, na farinha panko. Sempre tire o excesso em cada etapa. Frite o steak empanado até dourar, em óleo bem quente. Com o molho de tomate aquecido, prepare o parmegiana. Coloque um pouco de molho sobre a carne, coloque o presunto. Em seguida, as duas fatias de queijo canastra cobrindo quase toda a carne, leve ao forno por cerca de 3 minutos ou até gratinar o queijo (ou use um maçarico de cozinha). Jogue por cima as folhas de manjericão. Num prato, coloque molho de tomate, o parmegiana por cima e, finalmente, regue com o crispy de manjericão por cima e em volta da carne. Sirva com fritas ou purê de batata.
 
Para comer à vontade
Com a ideia de valorizar produtos mineiros, a cidade recebe até o dia 12 de julho o evento Circuito Aproxima. Cerca de 80 estabelecimentos criaram pratos com pelo menos um ingrediente local, levando aos clientes mais conhecimento sobre a nossa cultura gastronômica. É claro que o queijo canastra não ficou de fora. N’ A Pão de Queijaria, por exemplo, o pão de queijo é feito com a iguaria. Já Specialli Pizza Bar, o canastra curado vai no recheio da pizza com cogumelo fresco e alho poró. 
 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!