Arrasando

Estilo das poderosas

“Babilônia, nova trama das nove, traz uma nova versão para a moda da maturidade. Confira o raio X das protagonistas

Por Lorena K. Martins
Publicado em 29 de março de 2015 | 03:00
 
 
 
normal

Não precisa ser nenhuma noveleira de carteirinha para perceber que a estreia de novela – principalmente tratando-se de uma trama global exibida na faixa das 21h – gera interesse nacional. Foi assim com “Babilônia”, que conta com o retorno da malévola Carminha, que agora se tornou Inês no papel de Adriana Esteves, dividindo o posto de vilã com Gloria Pires (saudades de Maria de Fátima), e com as oitentonas Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg protagonizando uma vida de casal. Mas, detalhes do folhetim à parte, a escolha do elenco principal chama a atenção pela faixa etária e, claro, pelo estilo adotado por elas. O time de peso da novela representa mulheres mais maduras, já que todas elas, sem exceção, são chiques e sofisticadas.

Do outro lado, mais jovem, mas nem por isso menos madura, está Camila Pitanga – no papel de Regina – uma vendedora de barraca da praia, bem simples, com um figurino comprado em sua maioria em lojas populares, mas possíveis, sim, de serem copiados. Afinal, em tratando-se de novela, vale tudo.

Maduras e joviais
Nossa aposta, de fato, é pensar como “Babilônia” pode abordar a questão da maturidade e servir de modelo para inspirar as mulheres da vida real a se identificarem com o figurino delas, sem deixar de lado o bom gosto. E, claro impulsionar o instinto do desejo da “melhor idade” a renovar o estilo, detalhe pensado cuidadosamente pela figurinista da novela Helena Gastal.
“Isso é um movimento da atualidade. Até as próprias marcas já começaram a abrir os olhos para as mulheres mais maduras que não usam roupas de ‘vovozinhas’. Elas são contemporâneas, usam marcas joviais mas que se adaptam ao tipo físico de cada uma”, explicou em entrevista para o Pampulha.

Se a moda noveleira pega mesmo, tivemos o auxílio luxuoso de Helena para fazer um raio-X das personagens que merecem a nossa atenção. Já a beleza – que também influencia, e muito, as telespectadores – ficou a cargo do maquiador Fernando Torquatto, que trouxe um visual despojado para as atrizes. Neste quesito, pedimos uma ajuda do maquiador Wildson Lopes, da unidade Studio W Alphaville, de São Paulo, para desvendar a beleza que vai influenciar o Brasil nos próximos meses.

Beatriz (Gloria Pires)
Sensual e poderosa, Beatriz já começou a novela com pé direito, afinal, em seu casamento, a figurinista Helena Gastal escolheu um look mineiro da Cosh para que a vilã entrasse no altar. “Em 2014 recebemos as figurinistas da novela em nosso showroom. Entre várias peças escolhidas, elas pediram o conjunto de renda chantilly francesa com bordados de cristal e miçanga, já pensando na Gloria”, contou Flávia Mitre, responsável pelo marketing da grife. Outras marcas mineiras prometem rechear também o armário da personagem, como a Alphorria, que, segundo Helena Gastal, pode aparecer a qualquer momento. No dia a dia, Beatriz evita o máximo as calças e investe nos vestidos colados ao corpo, sensual e chic. “Ela é uma devoradora de homens e tem a sensualidade à flor da pele. Vai usar roupas secas, modeladas e bastante perna de fora. As calças se limitam somente ao couro e jeans, no máximo uma pantalona ou calça flare”, conta Helena. Na beleza, olhos esfumados são o ponto forte. “Sempre tons de grafite, lápis preto e pouca máscara, com as maçãs do rosto bem iluminadas”, comenta o maquiador Wildson Lopes.

Inês (Adriana Esteves
Como é de praxe em todo vilão, roupas mais sóbrias entram no figurino de Inês, para representar sua personalidade amargurada. Tanto que, segundo Helena, foi a personagem mais difícil de montar o armário. “Ela tem uma alma triste e invejosa. Mesmo indo até Dubai e melhorando a situação financeira, Inês não tem luz. Ela usa roupas boas, mas com composições secas de alfaiataria e cores mais escuras”, conta. A beleza também dá um up ao visual da vilã. “É uma pele corrigida e olhos neutros. Com sombra marrom esfumada para um look básico”, explica Wildson Lopes.

Regina (Camila Pitanga)
Encarando a verdadeira garota carioca, Regina vai usar peças que circulam tanto na areia – local em que trabalha como vendedora de uma barraquinha – quanto no asfalto. Por ela ser simples e humilde, Helena contou que o acervo da personagem foi adquirido em comércios populares. “Os tops, bodies, shorts e todas as outras peças foram comprados nos subúrbios cariocas, como o Saara e Mercadão de Madureira”, contou. Com a pele dourada por causa do sol, a beleza de Regina é totalmente praiana. “É uma pele mais natural, apenas um BB Cream, um blush rosado e batom cor de boca, rosado”, contou Wildson.

Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg)
Já começando a trama protagonizando beijo gay, que ainda rende frutos de comentários, o casal Teresa e Estela tem tudo para gerar boas inspirações das mulheres de terceira idade. De um lado, Teresa, uma advogada, que não dispensa peças elegantes e bem-cortadas, da camisa de alfaiataria aos cardigãs. “Durante o trabalho, ela usa bastante alfaiataria com peças que combinam e traduzem sua elegância e fineza. Em casa, os looks prezam conforto com tecidos mais molengas, como tricôs e malhas, nada extravagantes”, contou Helena. Já Estela, por ser dona de antiquário, traz a mulher-conceito. “Ela tem um pouquinho de extravagância e abusa de bijoux modernas”, disse.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!