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ENTREVISTA

6 perguntas para...

Marcelo Andrade Diretor de novos negócios

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6 perguntas para...
Marcelo Andrade Diretor de novos negócios
PUBLICADO EM 31/03/11 - 00h00

Atuando há três décadas no setor imobiliário, a VPA Urbanismo e Construções comemora o bom período e se reposiciona no mercado, lançando conceito para público de alto luxo; a empresa tem expectativa de 40% de crescimento em 2011 com a mudança.

Atuando no segmento da construção civil e incorporação imobiliária, a VPA Urbanismo e Construções é especializada em loteamentos e condomínios fechados.

A VPA Urbanismo passa por um período de crescimento constante e registrou um aumento consecutivo de 35% no faturamento nos dois últimos anos. Em 2011, a empresa espera ter crescimento 40% superior ao ano de 2010.

Sediada em Belo Horizonte, a VPA Urbanismo e Construções tem mais de 30 anos de experiência no segmento da construção civil e incorporação imobiliária, e espera para este ano um crescimento superior a 40% em relação a 2010. A VPA se desenvolve em um fluxo crescente que registrou um aumento consecutivo de 35% no faturamento nos últimos dois anos, e a expectativa é aumentar essa estatística devido, entre outros motivos, a um processo de reposicionamento da empresa, iniciado em 2011.

Focada em empreendimentos de alto padrão, a VPA criou o selo Blue Garden para designar imóveis com qualidade diferenciada, segurança, infraestrutura, responsabilidade ambiental, localização privilegiada e alto potencial de valorização. Em entrevista ao jornal O TEMPO, o diretor de novos negócios da VPA Urbanismo, Marcelo Andrade, fala da empresa e do mercado imobiliário.

Quais são os cuidados ambientais que devem ser tomados no desenvolvimento de um condomínio? É necessário respeitar no projeto todas as exigências da legislação ambiental seja Municipal, Estadual ou Federal. Respeitando as áreas de preservação permanente e separando áreas verdes que serão preservadas. Também é feita uma compensação de áreas porventura desmatadas, de acordo com exigências dos órgãos ambientais. Além disso, a VPA Urbanismo tem como característica desenvolver os projetos de forma a suprimir o mínimo possível de árvores, deixando que cada proprietário dos futuros lotes opte por escolher terrenos com mais ou menos vegetação, de acordo com o projeto de cada um. Também plantamos centenas de mudas nas áreas verdes, passeios, praças e áreas comuns, tornando os condomínios mais agradáveis e contribuindo para um bairro mais arborizado e ambientalmente responsável.

O que representa o conceito do selo Blue Garden? O selo Blue Garden foi criado para identificar os condomínios voltados a um público seleto, que procura determinadas características, como responsabilidade social e ambiental, infraestrutura de alto padrão, segurança, localização diferenciada e áreas de lazer. Enfim, condomínios fechados onde as pessoas possam ter a tranquilidade de morar e conviver sem os problemas das grandes cidades.

Como é feita a escolha da região para construção de um novo empreendimento? A escolha é feita de acordo com a oferta dos terrenos, a proximidade dos centros urbanos e o poder aquisitivo das regiões vizinhas. Depois é feita uma análise de mercado do entorno e da demanda local, bem como das características do terreno. Atualmente, buscamos áreas em regiões mais nobres geralmente em municípios com população acima de 80 mil habitantes e com maior potencial de crescimento.

De que maneira a empresa está investindo em comunicação? Estamos iniciando campanhas fortes de divulgação da marca e das características dos empreendimentos, com investimentos em televisão, rádio, outdoors, stand de vendas e internet direcionados ao público-alvo, inicialmente nas cidades onde lançamos empreendimentos.

As redes sociais estão previstas nessa nova fase? De que maneira a empresa pretende interagir com os clientes? Sim, temos um canal de comunicação pelo Twitter, páginas no Facebook para os empreendimentos com o selo Blue Garden, e recentemente inauguramos nosso blog Morar e Viver. Apesar dos canais já criados, ainda estamos terminando de construir a nossa estratégia para redes sociais antes de iniciar uma divulgação em massa desses canais, o que deve acontecer no próximo mês.

O problema da escassez de profissionais está sendo solucionado de que forma? A empresa investe em capacitação de mão de obra? O problema atual de mão de obra é recorrente para a maioria das empresas que atuam no mercado da construção civil. Nossa empresa está cada vez mais investindo em treinamento e capacitação dos nossos profissionais. Oferecemos condições de trabalho e remuneração melhores do que o mercado e com isso conseguimos segurar e atrair profissionais mais preparados e competentes. O investimento em tecnologia também é uma constante, visando aumentar a produtividade de cada funcionário e melhorar as condições de trabalho.

Quais são as perspectivas de negócios para este ano? Estamos com mais três condomínios em fase de aprovação com lançamento previsto ainda para este ano e estimamos um crescimento de mais de 40% em 2011. Para os próximos cinco anos temos projetos em estudo e pretendemos intensificar o crescimento cada vez mais através da captação de novas áreas e da criação de empreendimentos mais diferenciados.

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