Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Ecológica

Seringueira cool

Madeira nativa da Amazônia se transforma em belos materiais de design sustentável

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Seringueira
Inédito. Designers criam peças de mobiliário com árvores nativas
PUBLICADO EM 17/05/14 - 03h00
Uma das árvores mais emblemáticas da Amazônia e que marcou sua trajetória na economia do país agora se transforma em um excelente material de design sustentável – e que inspira toda a equipe do Projeto Seringueira. Bonita, resistente e muito durável, ela deu origem a mais de dez peças assinadas pelas mentes criativas de Paulo Alves, Fernando Jaeger, Zanini de Zanine, André Cruz e dos irmãos Sergio Fahrer e Jack Fahrer.
 
Vale a pena destacar que a madeira não provém de árvores abatidas, mas de seringueiras cultivadas que completaram o ciclo de produção do látex e da borracha natural e foram cortadas para dar lugar a novas mudas na natureza. Esse trabalho só é realizado quando a planta completa cerca de 35 anos de vida. Antes, a madeira tombada era resíduo de indústrias e vinha sendo aproveitada como lenha. 
 
Por ser um material que aceita os mais diversos acabamentos e, inclusive, tingimentos, o produto florestal nativo ganhou novas possibilidades de criação nas mãos dos cinco designers brasileiros, podendo ser utilizado na fabricação de móveis inusitados, pisos e laminados, dentre outros. Além disso, suas galhadas também são reutilizadas como biomassa na produção de energia.
 
“O intuito deste projeto é promover o uso da seringueira, estimulando o reaproveitamento desta espécie de árvore e evitando o desmatamento e extinção de outras espécies ameaçadas”, revelam Sérgio e Jack Fahrer. 
 

O que achou deste artigo?
Fechar

Ecológica

Seringueira cool
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter