Espaço Gourmet

No frigir dos ovos

Omelete parece simples, mas o seu preparo tem as suas regras

Por Lorena K. Martins
Publicado em 20 de novembro de 2015 | 15:27
 
 
 
normal

Na hora da fome, basta quebrar os ovos, misturá-los com leite e temperar para obter em instantes, um prato único e com sustança. Mesmo prático e sem nenhum mistério, aparentemente, a omelete – ou o omelete, fica ao seu critério – tem as suas histórias. Na França, por exemplo, onde a iguaria é célebre, não é receita pra qualquer chef. Tanto que costuma ser usado como em testes para contratar novos cozinheiros, uma espécie de cartão de visita do novato para provar que você é realmente bom na cozinha.
 
“A omelete tem algumas regras e técnicas que são fundamentais para o resultado final. É importante usar sempre três ovos, misturar só com auxilio de um garfo e acrescentar um líquido, que pode ser leite, água ou creme de leite fresco”, explica o chef Jaime Solares da Borracharia Gastropub, que criou sua versão com queijo e taioba.
 
Embora cada um tenha a sua maneira de prepará-la – dobrada em meia lua, bem estufada, com ou sem recheio –, Jaime prefere usar sempre ovo caipira – que interfere e muito no sabor – e temperá-la com sal, noz moscada e pimenta antes de jogá-la na frigideira bem quente. No recheio? Só lascas de queijo. “Mas combina muito nem com cogumelos, que e rico em proteína”, comenta.
Para ele, uma boa omelete precisa estar “gordinha”, com textura e bem dourada. Antes de rechear, é preciso deixar a massa escorrer na frigideira da beirada para o meio. “Só depois de terminar esse ritual é que pode recheá-la”, explica.
 
Primeiros Passos
Embora a receita da omelete perfeita seja complicada de se fazer, o cozinheiro André Barreto, do blog de gastronomia “Cozinhe para Ela”, acredita na simplicidade e no rápido preparo. “Lá em casa, todo mundo gosta e aqueles quem não têm muita experiência na cozinha se saem muito bem. Preparar uma omelete é um bom começo para quem quer aprender a cozinhar”, disse.
 
Para ele, uma dica fundamental no preparo é mexer bastante o ovo batido na hora de colocá-lo na frigideira, truque que garante a fofura da receita. “Movimentar a massa na frigideira é o segredo. Quando fazemos esse movimento, o líquido do centro da panela escorre para a borda e cozinha por completo”, explica André.
 
Além da categoria “comidinhas rápidas”, a omelete é uma fonte de proteína, responsável pela manutenção muscular, e de leucina, aminoácido que ajuda a manter a massa magra, diminuindo espaço para gordura. Sem contar que a escolha do recheio pode provocar a sensação de saciedade. 
 
A receita da chef Juliana Muradas, da Deli Fresh Food, leva quatro ovos e os recheios mais pedidos são frango, canastra e tomate; ricota e cogumelos, e abobrinha com cogumelos. 
Uma opção para acompanhar, de acordo com a chef, é uma boa salada de folhas orgânicas. De sobremesa, vale investir também en recheios doces como banana com chocolate, banana com canela e coco com leite condensado. Alguém arrisca? 
 
Receita
Omelete
Receita do André Barreto, autor do blog “Cozinhe para Ela”
 
Ingredientes
3 ovos 
3 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de azeite
3 fatias de queijo minas curado
6 tomatinhos
Manjericão fresco a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
 
Modo de preparo
Quebre os ovos e junte-os em uma tigela. Adicione o leite e bata bem com ajuda de um garfo. Tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino a gosto. Adicione folhas de manjericão. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Assim que aquecer, coloque o azeite e unte a panela. Acrescente os ovos e deixe cozinhar. A medida que a beirada for cozinhando, empurre-a para o meio da frigideira. Repita esse procedimento várias vezes. Quando não houver mais líquido na panela, adicione os tomatinhos cortados, mais um pouco de manjericão e o queijo. Dobre a omelete na metade, formando uma meia lua. Deixe-a dourar por mais 2 minutos de cada lado ou até que o queijo derreta completamente. Sirva com salada.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!