BH EM FESTA

Novos murais celebram cidade 

Circuito Urbano de Arte apresenta edição extraordinária que integra a programação dos 120 anos da capital, quando duas fachadas cegas de prédios da região central serão pintadas entre os dias 6 e 17

Por Alex Bessas
Publicado em 09 de dezembro de 2017 | 04:00
 
 
 
normal

Apresentado em julho deste ano, o Circuito Urbano de Arte, Cura, chegou para colorir a cidade. Em agosto, o ambicioso projeto entregou, como prometido, os primeiros quatro murais que compõem o único mirante de arte de rua do mundo – visto da rua Sapucaí. Empreitada de sucesso encabeçada pelas amigas Juliana Flores, Janaína Macruz e Priscila Amoni, o evento ganha, agora, uma edição extraordinária que integra a programação dos 120 anos da capital, quando duas fachadas cegas de prédios da região central serão pintadas entre os dias 6 e 17 de dezembro.

“A ideia veio de uma provocação da Prefeitura e o apoio fundamental da Cemig”, comenta Priscila, que conta que tudo tem sido feito com muita pressa. Afinal, a conversa começou no feriado do dia 15 de novembro – e as meninas logo toparam o desafio. Já a partir do dia 18, começaram a convidar artistas.

Priscila explica que as idealizadoras e organizadoras do circuito já tinham autorização para pintar a fachada de um edifício, o Príncipe de Gales. Mas, no caso da cobiçada empena da Garagem São José, a autorização foi dada apenas no dia 29 de novembro, pela Diretoria de Patrimônio Cultural de BH. “A gente está assim, trabalhando a todo vapor”, diz Priscila, que não reclama da corrida contra o relógio. Para ela, o problema mesmo é o mau tempo. “Estamos bem apreensivos com a questão da chuva, torcendo que dê uma estiada nesses dias”.

A verdade é que o Cura X, como a edição foi batizada, já está em fase de pré-produção desde o início do mês. As empenas dos prédios já vêm sendo trabalhadas para receber os murais.

Aristas

Tão logo a iniciativa foi autorizada, foram convidados o belo-horizontino Davi Melo Silva, conhecido como DMS, que vai transformar a empena do Edifício Príncipe de Gales, e Milu Correch, que vem de Buenos Aires para dar cores e formas à fachada da Garagem São José.

A escolha dos artistas diz muito sobre o projeto, em um contexto mais amplo. “Cartão postal da cidade junto ao Viaduto Santa Tereza, entregar esse painel para uma mulher é uma forma de reafirmar nosso compromisso de criar, a médio prazo, a maior coleção de arte urbana feita por mulheres”, destaca Priscila. Além disso, o fato de Milu “ainda não ser muito conhecida”, converge com o princípio de revelar novos talentos.

Davi, por sua vez, representa a preocupação do Cura em “valorizar os artistas locais”. Além disso, uma coincidência é celebrada: além dos 120 da cidade, Davi comemora 20 anos dedicados à “arte de rua”. O belo-horizontino, apesar das efemérides, descarta que a oportunidade venha a coroar sua trajetória. “É uma forma de agradecer à cidade... Não uma coroação, mas sim uma comemoração”, diz.

Programação

Começando os trabalhos no dia 6, é no dia 12 que se iniciam as atividades no mirante da rua Sapucaí, onde o público poderá acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos, entre 16h e 22h, ao som do repertório musical tocado diariamente por dois DJs até o dia 17, quando será realizado o encerramento do Cura X e inaugurada a iluminação permanente das seis empenas já finalizadas.

Garagem São José Com 31,85 x 56 m, a fachada cega compõe a paisagem de um dos cartões postais da cidade: o viaduto Santa Tereza. O mural será feito pela artista Milu Correch, que vem da capital argentina para se dedicar ao projeto. “O trabalho dela está em ascensão”, analisa Priscila Amoni, mencionando que seu nome apareceu depois de ininterrupto trabalho de pesquisa.

Príncipe de Gales Com 22 m de largura por 43 m de altura, o mural tem “quase o dobro do meu maior trabalho”, comenta Davi Melo Silva, o DMS. Centrado e modesto, o artista de BH, que tem trabalhos em países como Itália, Alemanha, Inglaterra, Palestina, Tailândia e Taiwan, diz que, “antes de festejar” precisa “encarar o projeto com responsabilidade – e vencer o medo de altura”.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!