Recuperar Senha
Fechar
Entrar

MÚSICA

Quintana para ouvir e dançar 

Cristiano Gouveia e Irene Bertachini apresentam lançam o CD “Lili Canta o Mundo”

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
vfds
A mineira Irene Bertachini e o paulista Cristiano Gouveia lançam CD infantil em BH
PUBLICADO EM 11/11/17 - 04h00

 

“Poeta das coisas simples”, Mário Quintana (1906 – 1994) deixou uma obra marcada pela inventividade e ritmo. Com lirismo particular, o poeta sempre soube valorizar a musicalidade das palavras. E entre seus mais de 40 livros, incluindo publicações póstumas, além de antologias, costumava dedicar um lugar especial aos pequenos. 
 
Neste recorte, uma de suas mais conhecidas obras é “Lili Inventa o Mundo” (1983), escolhida pelos músicos mineiros Cristiano Gouveia e Irene Bertachini como base do espetáculo “Lili Canta o Mundo”, cuja estreia foi em 2013. Neste domingo, os dois sobem ao palco do Teatro Bradesco para o lançamento do CD homônimo. 
 
Gouveia, que é músico, ator e contador de histórias – desenvolve trabalhos junto ao público infantil desde 2004 – lembra o embrião do projeto. “Em 2012, apresentava o ‘Quintal da Cultura’ (TV Cultura) e conheci o trabalho da (<FI10>cantora, compositora, flautista e educadora musical</FI>) Irene. Fiquei apaixonado, principalmente com a música ‘Bom Dia’, que quis levar para o programa”. 
Contato feito, Irene cedeu os direitos para a apresentação. A história teria acabado por aí. Só que Gouveia foi convidado (pelo Sesc Santos) a integrar uma homenagem ao autor gaúcho, em 2013. “E cometi a loucura de, estando em São Paulo, convidar alguém de BH. E ela cometeu a loucura de aceitar”, brinca.
 
A dupla resolveu se debruçar sobre o livro “Lili Inventa o Mundo”. E decidiu dar vida à personagem. A parceria se mostrou tão vigorosa que o projeto foi estendido. “Depois, nos apresentamos em bibliotecas, teatros e até na Virada Cultural de BH”, comenta o paulista.
 
A ideia de gravar um CD surgiu a partir de algumas cobranças. “Às vezes, as pessoas voltavam ao espetáculo e perguntavam se havia um registro. No início, a gente dizia que não. Depois, mudamos para um ‘ainda não’, com ênfase no ainda”, menciona Gouveia.
 
Contando com a contribuição da aclamada contadora de histórias Aline Cântia, que conduz parte do espetáculo, e da banda, Gouveia e Irene se dizem ansiosos e contentes pelo lançamento do CD. “É um trabalho solar, muito alegre, pensado para as crianças – mas não é infantilizado”, explica Irene, que define o álbum como “sensível” e que “acessa a infância sem nenhum menosprezo”. Ela adiciona ainda que, embora as canções não “entreguem tudo mastigado”, são compreensíveis para crianças de várias idades. “Cada uma consegue extrair algo diferente”, afinal, “na poesia de Quintana, a gente experimenta vivenciar essas brincadeiras com as palavras, com os sentidos”, diz.
 
Claro, o lirismo do poeta gaúcho facilitou a vida dos artistas. “Cada poema dele tem sua musicalidade. O que fizemos foi encontrar essa sonoridade e levá-la tanto para o CD quanto para o show”, explica Cristiano. 
 
O resultado, garante a dupla, vai agradar tanto as crianças quanto os “agregados”. “Às vezes, uma criança vai acompanhada ao show por até três adultos, por exemplo. Então, sabemos que precisamos agradar esse público também”, completa Irene. 
 
Lançamento do CD ‘Lili Canta o Mundo’
Teatro Bradesco (rua da Bahia, 2244, Lourdes). Neste domingo (12), às 16h. R$ 10 (inteira).

O que achou deste artigo?
Fechar

MÚSICA

Quintana para ouvir e dançar 
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter