ELEIÇÕES 2024

DATATEMPO: Otacilinho lidera em Conceição do Mato Dentro com 39,8% dos votos

Empresário vai para a segunda disputa à prefeitura; rejeição dele é de 3%

Por O Tempo
Publicado em
 
 
 
normal

Se a eleição para a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas, fosse hoje, o empresário Otacilinho (PSB) venceria a disputa com 39,8% das intenções de voto no cenário estimulado, quando uma lista de nomes é apresentada aos entrevistados. O dado é da primeira rodada da pesquisa DATATEMPO sobre a disputa na cidade. A margem de erro do levantamento é de 4,32 pontos percentuais para mais ou para menos.

O ex-prefeito por duas vezes Breno Costa, do PRD, aparece em segundo lugar, com 15,4% dos votos, empatado dentro da margem de erro com o terceiro colocado, o também ex-prefeito por dois mandatos Reinaldinho (Republicanos), que soma 7,2% da preferência do eleitorado. Reinaldinho empata também com o quarto e quinto colocados: o vereador Claudinho Ziriguidum (PT) tem 6,4%, e a vice-prefeita, Ivete Otoni (MDB), soma 5,8%. O atual prefeito, Zé Fernando (MDB), está em seu segundo mandato e não pode concorrer novamente este ano.

Quando considerados apenas os votos válidos – excluídos os brancos e nulos e os que não sabem ou não responderam –, Otacilinho (PSB) chega a 53,4%; Breno Costa, a 20,6%; e Reinaldinho, a 9,7%, seguido por Ziriguidum (8,6%) e Ivete (7,8%).

“Otacilinho, pré-candidato do PSB, lidera a intenção de voto em Conceição do Mato Dentro no cenário espontâneo e estimulado e tem um percentual numericamente confortável em relação aos demais pré-candidatos. Otacilinho é o menos rejeitado e apresenta uma base eleitoral que afirma estar decidida quanto à definição do voto. Esses elementos demonstram um cenário favorável para Otacilinho na eleição municipal deste ano”, explica Carla Beatriz Raulino Marques, analista de pesquisa do DATATEMPO.

Quando não auxiliados com uma lista com os nomes de possíveis postulantes, no chamado “cenário espontâneo”, a maior parte dos eleitores do município não respondeu ou afirmou que não saberia em quem votar se o pleito fosse hoje. Eles somam 46% dos entrevistados.

Nesse cenário, que mostra a consolidação dos votos, Otacilinho – empresário de 29 anos que chegou a se candidatar em 2016, mas foi derrotado por Zé Fernando – também lidera, com 24,4% dos votos. Ninguém, branco e nulo vêm em seguida, com 15,6%. Breno Costa é o segundo nome mais bem-posicionado, com 4,6%. Os demais não chegam a 2%.

Rejeição

Outro dado positivo para Otacilinho é o que mediu a rejeição. Quando questionados sobre em quem não votariam, ele é o postulante menos citado pelos eleitores, com 3% das menções.

O mais rejeitado é Ziriguidum (23,4%), seguido por Reinaldinho (16,6%), Costa (13,6%) e Ivete (13,4%). Os que rejeitam todos são 5,8%, e os eleitores que não rejeitam ninguém somam 12,8%.

Definitiva?

Quando perguntados se o voto era definitivo, 34,6% dos entrevistados disseram que não mudariam de jeito nenhum. Os que afirmaram ser uma decisão firme, mas que poderá mudar são 16%. Disseram ser só uma preferência inicial 12,2%, enquanto 32,4% falaram não ter definido o voto. Não sabem ou não responderam são 4,8%.

Zé Fernando é aprovado por 53% dos eleitores

Apesar de a atual vice-prefeita, Ivete Otoni (MDB), aparecer em último lugar no levantamento do DATATEMPO, a gestão do atual prefeito, Zé Fernando (MDB), é aprovada por 53,6% dos entrevistados. Outros 39% desaprovam, e 7,4% não sabem ou não responderam ao questionamento.

Na avaliação da gestão do emedebista, 40% dos eleitores afirmam que a administração dele é boa ou muito boa. Entre os que a classificam como regular, estão 29,6% dos consultados no levantamento. A classificação ruim ou muito ruim soma 27,8% das menções. Os que não sabem ou não responderam são 2,6%.

Saúde é maior gargalo na cidade

A saúde é a área que mais precisa de atenção dos gestores de Conceição do Mato Dentro, segundo os entrevistados da pesquisa DATATEMPO. O problema foi citado por 48,2% deles. Em segundo lugar, vêm “outras” áreas, com 16%. Nessa opção, estão problemas como infraestrutura urbana, falta de água e pagamento de impostos.

O trânsito e transporte são citados por 8,2% do eleitorado como o principal problema, seguidos pelos serviços administrativos da prefeitura (5,4%). Os que não sabem ou não responderam são 7,6%, e os que responderam “nenhum” aparecem em sequência, com 4,8% das menções. As obras foram citadas por 4,4% dos entrevistados, e a segurança pública por 2%.

Registro

A pesquisa foi contratada pela Sempre Editora e está registrada no TRE (MG-07225/2024). Foram 500 entrevistas domiciliares, entre 25 e 28 de abril. A margem de erro é de 4,32 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!