CÂMARA MUNICIPAL DE BH

Vereadores aprovam projeto de lei que proíbe a participação de condenados por racismo em concursos de BH

Projeto de lei aprovado em segundo turno na Câmara Municipal pretende proibir que condenados por racismo assumam cargos públicos em BH

Por Mariana Cavalcanti
Publicado em
 
 
 
normal

Vereadores de Belo Horizonte aprovaram, nesta quarta-feira (8), um projeto de lei que proíbe a participação de condenados por racismo em concursos da capital. O texto, de autoria do vereador Wagner Ferreira (PV), segue agora para sanção do prefeito Fuad Noman (PSD). 

A proposta é que a proibição se aplique em todas as esferas do serviço público, incluindo cargos efetivos e em comissão de livre nomeação e exoneração. O crime de racismo, de acordo com lei federal, tem pena de dois a cinco anos, além de multa.

"Reconhecendo a importância do serviço público como instrumento de transformação social, é imperativo assegurar que os ocupantes de cargos públicos estejam alinhados com os valores constitucionais e éticos, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e sem discriminações", justificou o vereador em seu projeto de lei. 

Outros projetos aprovados

A votação em plenário nesta quarta-feira (8) foi marcada por um clima ameno entre os vereadores. Outros dois projetos de lei foram aprovados em segundo turno e devem ser encaminhados para sanção do prefeito.

O primeiro, de autoria do vereador Fernando Luiz (Republicanos), institui o Programa Municipal da Pessoa com Câncer no Município de Belo Horizonte, que deve assegurar e promover o acesso ao tratamento adequado e ao exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com câncer. 

Já o segundo é de autoria das vereadoras Cida Falabella e Iza Lourença, ambas do PSOL, e Institui o programa Arte da Saúde - Ateliê da Cidadania no município de Belo Horizonte. A ideia é que o programa oferte, permanentemente, oficinas de artes e esportes para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade psicossocial. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!