Laura Serrano

Educação de Minas no rumo certo

Maior nota da história no ensino médio do Estado no Ideb


Publicado em 28 de setembro de 2020 | 03:00
 
 
 
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Evolução na aprendizagem das crianças e dos jovens é coisa séria. Como muito bem apresenta o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o direito à educação possibilita o pleno desenvolvimento destes como indivíduos ao prepará-los para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Nesse mesmo sentido, James Heckman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2000, afirma que investir na primeira infância influencia diretamente os resultados sociais e econômicos dos indivíduos e da sociedade como um todo.

É por isso que hoje escrevo para comemorar a conquista de Minas Gerais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sendo um dos Estados com melhores desempenhos desse índice no Brasil. Alcançamos dois resultados, em especial, muito positivos: escolas públicas estaduais com a maior nota da história no ensino médio e escolas particulares mineiras com a melhor colocação do país! Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 69,4% dos municípios mineiros bateram a meta.

Criado pelo Inep, que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, esse indicador articula a taxa de aprovação e a proficiência dos estudantes na Prova Brasil – que compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – nos componentes de língua portuguesa e de matemática. Ou seja, os resultados positivos alcançados no Ideb indicam que os nossos alunos estão aprendendo português e matemática com melhor qualidade. Acredito que essa seja uma base importante para o desenvolvimento do pensamento crítico e do raciocínio lógico, elementos essenciais na busca da igualdade de oportunidades na vida e no mercado de trabalho.

Vamos falar sobre números? O Ideb do ensino médio saltou de 3,6 para 4,0 em dois anos, o que representa a maior nota da história de Minas Gerais nesta etapa de ensino.

Os resultados também mostram crescimento na nota média padronizada dos anos finais do ensino fundamental, fato que refletiu no crescimento do Ideb de 4,4, em 2017, para 4,6 em 2019. Com relação aos anos iniciais do ensino fundamental, em que o Estado é historicamente reconhecido, o resultado foi o mesmo de 2017, se mantendo em 6,5, com a posição nacional de quarto lugar entre os Estados.

Diante da importância de se acompanhar e mensurar a aprendizagem dos alunos, defini o Ideb como o pilar técnico para a Corrida do Saber 2021 – meu programa para a destinação de recursos de emendas parlamentares para a educação, totalmente respaldado em critérios técnicos. As escolas públicas inscritas poderão ser premiadas em uma das duas modalidades: melhor nota, sendo vencedora aquela com maior nota do Ideb 2019; ou melhores evoluções, classificadas pela variação percentual entre a nota real e a sua meta.

A ideia principal da Corrida do Saber é premiar as escolas com melhores resultados e incentivar a difusão das boas práticas adotadas por elas para toda a rede pública de ensino. Afinal, as ações efetivas adotadas pelos professores, diretores e equipes estimulam a melhoria contínua da qualidade educacional.

Assim, parabenizo o governador Romeu Zema e a secretária de Educação, Julia Sant’Anna, pelo excelente trabalho de melhoria da gestão da educação básica com foco na aprendizagem. Cumprimento ainda os professores e os demais servidores da educação por toda a dedicação às crianças e aos jovens mineiros!

Na Assembleia Legislativa, sigo trabalhando para que as crianças mineiras tenham acesso à educação básica de qualidade. Os desafios são muitos, e a boa notícia é que os resultados já estão acontecendo. Não podemos jamais perder o foco na melhoria contínua, mas comemorar os resultados alcançados é fundamental. Minas está no rumo certo!

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