Amigos de longa data

Lula chora ao falar de bisneta diabética e se emociona com discurso de Walfrido

Presidente Lula participa da inauguração da fábrica de insulina da Biomm, empresa na qual Walfrido dos Mares Guia é conselheiro administrativo

Por Mariana Cavalcanti
Publicado em 26 de abril de 2024 | 12:25
 
 
 
normal

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi flagrado chorando de emoção durante o discurso de Walfrido dos Mares Guias em evento de inauguração da fábrica de insulina da Biomm, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Walfrido já foi ministro do Turismo de Lula e é apontado como um de seus melhores amigos. 

Conselheiro administrativo da empresa de biotecnologia, Walfrido não poupou elogios ao presidente durante seu discurso de abertura. O político mineiro, que já foi vice-governador de Minas e deputado federal, disse que Lula é o maior líder do país e relembrou de momentos ao lado do presidente. 

"Eu falei, 'presidente, o cerimonial me deu cinco minutos para falar'. E ele falou 'você vai falar vinte e vai contar a história da Biomm'", contou Walfrido emocionado. O presidente, então, começou a chorar quando o amigo relembrou sua trajetória política, homenageando-o:

"Uma frase do ex-presidente do Uruguai, Mujica, deveria ser feita para o senhor [Lula]: triunfar na vida não é ganhar, é levantar e recomeçar toda vez que se cai. E o senhor deveria ser campeão dela. [...] olha quantas vezes esse homem caiu, todas ele levantou e recomeçou. E está aí, liderando o país para nós sairmos dessa situação inconteste de belicosidade entre pessoas que tem coração".

Mais tarde, durante seu próprio discurso, Lula chorou novamente ao contar que sua bisneta de sete anos sofre com a diabete: "Cada coisa que ela come, ela tem que controlar. Ela pede para mãe e para o pai aplicar a insulina nela, porque ela não tem mais medo. A minha bisneta deve estar assistindo. Então, falo para ela: essa figura simpática [Walfrido dos Mares Guia] aqui vai dar tranquilidade para você viver mais tempo do que eu", afirmou o presidente.

Ao fim do discurso, Lula chamou Walfrido novamente para o púlpito, e agradeceu pela amizade do ex-ministro com um abraço: "Eu quero que você saiba que você é para mim mais que um irmão, é um companheiro daquele que eu me arrependo de só ter conhecido depois dos 50 anos. Se eu tivesse conhecido mais cedo, quem sabe eu tivesse aprendido um pouco com sua inteligência", se emocionou Lula.

Formado em engenharia química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Walfrido dos Mares Guia é membro do Conselho de Administração (CA) da Biomm desde 2015. A fábrica, localizada em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, irá assinar um protocolo de intenções para desenvolver um programa de cooperação mútua com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para produção de insulina para o mercado nacional.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!