Partidos que hoje continuam debatendo a possibilidade de uma candidatura única à Presidência da República, o MDB, o PSDB e o Cidadania autorizaram a realização de uma pesquisa que vai definir o nome do candidato do grupo ao Palácio do Planato. A informação foi divulgada pelo PSDB, que informou que o levantamento será feito pelo instituto Guimarães Pesquisa e Planejamento. Os resultados, segundo os tucanos, serão apresentados no dia 18 de maio, data em que as legendas definiram como momento de anunciar a candidatura única.
Nesta quarta-feira (11), os três partidos já haviam divulgado que os critérios para a definição do nome do grupo seriam as pesquisas qualitativa e quantitativa.
Disputam a indicação a senadora Simone Tebet (MDB) e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB). O Cidadania não tem um nome colocado e apoiará o grupo em razão de federação firmada com o PSDB.
O critério para a escolha do candidato é o que mais atrasou a definição. Emedebistas sempre preferiram as pesquisas qualitativas, que consideram mais favoráveis a Simone Tebet, já que João Doria sofre com forte rejeição. Parte dos tucanos, por sua vez, já prefere os índices quantitativos, já que seu candidato está à frente nos levantamentos.
O União Brasil, que também fazia parte do grupo, abandonou as discussões e anunciou que terá chapa pura com a candidatura do deputado federal Luciano Bivar, presidente da legenda, ao Planalto.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.