Tragédia da Vale

Comitê permanente vai acompanhar decisões das CPIs de Brumadinho

Ideia é que colegiado fiscalize se as medidas indicadas para mitigar efeitos do desastre e evitar outros estão sendo cumpridas

Por Fransciny Alves
Publicado em 22 de agosto de 2019 | 14:32
 
 
 
normal

Na manhã desta quinta-feira (22) foi decidido, em Brasília, que vai ser criado um fórum permanente para acompanhar se estão sendo cumpridas as diligências e encaminhamentos tomados nas CPIs, em esfera municipal, estadual e federal, que tratam do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. 

Os membros da CPI das Barragens da Câmara Municipal de Belo Horizonte estiveram, na manhã desta quinta, para entregar o relatório final da comissão na CPI das Águas e Barragens que trata sobre o tema na Câmara dos Deputados. Eles também se encontraram com o senador Carlos Viana (PSD) para entregar o documento que aponta que "há ameaça efetiva à segurança hídrica de Belo Horizonte e região metropolitana pelas atividades de mineração".

Segundo o relator do texto, Irlan Melo (PL), é preciso criar esse fórum permanente de discussão e de tomada de decisões para evitar que outras tragédias, como a de Brumadinho, aconteçam.  “Um movimento suprapartidário e sem ideologia. O nosso objetivo é que todos nós tenhamos garantia hídrica e não se tenha um colapso em nosso abastecimento”, afirmou. 

Ele pontuou que se a Vale não criar uma nova fonte de captação de água, há um risco de desabastecimento de Belo Horizonte e região metropolitana a partir de março do ano que vem. O custo dessa nova fonte, segundo o vereador, é de R$ 450 milhões. 

O presidente da CPI na Câmara dos Deputados, Júlio Delgado (PSB), afirmou que a conclusão de trabalho do grupo em Brasília, em outubro deste ano, vai contar com a criação desse comitê. 

“Foi uma ideia que surgiu recentemente de criar um comitê permanente que possa estar em funcionamento com representação da Câmara, da Assembleia, da Câmara dos Deputados, do Senado, do Ministério Público, da Polícia Civil para que a gente possa dar acompanhamento as consequências que sairão das CPIs”, explicou o parlamentar.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!