Agro

Na abertura da Expozebu, Zema diz que governo terá tolerância zero com invasões

A Expozebu, principal evento de gado zebu do Brasil começou neste sábado (27) em Uberaba, no Triângulo Mineiro

Por Luiz Tito
Publicado em 27 de abril de 2024 | 13:35
 
 
 
normal

A Expozebu, principal evento de gado zebu do Brasil começou neste sábado (27) em Uberaba, no Triângulo Mineiro, com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas). Esta é a 89ª edição da Expozebu.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que esteve em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, na sexta-feira (26), não participou do evento. Lula estará em São Paulo, de acordo com a assessoria de imprensa da Presidência. 

Participaram também o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD) e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro (PSD). Deputados federais, estaduais, senadores e representantes do setor público e privado também estiveram em Uberaba.

O governador Romeu Zema, em sua fala, que encerrou os discursos do evento de abertura, afirmou que o governo estadual terá tolerância zero em relação a invasões de terra.

"Minas também é referência em segurança. A Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) tem a missão de comunicar à Polícia Militar, imediatamente, qualquer invasão. A determinação é tolerância zero, não queremos ninguém perturbando a vida do produtor rural".

Carlos Fávaro, um dos representantes do governo federal na Expozebu, falou sobre a produção de biocombustíveis. "Nós passamos por momentos difíceis, retrocedendo na questão dos biocombustíveis. O biocombustível, que é a grande solução de preço dos nossos produtos agrícolas, vinha sendo deploradamente deixado de lado", ressaltou o ministro.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também pediu união e parceria do setor do Agronegócio com o governo federal. "O grande sucesso deste setor é a unidade. Independente de viés ideológico e partidário de quem está governando", afirmou.

O evento

A exposição tem expectativa de público de 400 mil pessoas entre a abertura deste sábado (27), e o encerramento, no dia 6 de maio. “A ExpoZebu deste ano ressalta a força da cadeia produtiva da carne e do leite destacando avanços da genética zebuína, a relevância dos subprodutos da pecuária, trazendo ampla gama de produtos e serviços especializados”, afirmou a assessoria de imprensa da Expozebu em nota. 

São 2.520 animais inscritos para a feira, que participarão dos julgamentos entre 28 de abril e 4 de maio. A programação também inclui o 2º Congresso Mundial de Criadores de Zebu (COMCEBU), o 44º Torneio Leiteiro, 38 leilões, 8 shoppings de animais, palestras educativas e workshops.

Esta nota está em atualização. Mais informações em breve.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!