Brasileirão

Atlético domina, bate Cuiabá na Arena Pantanal e segue invicto com Milito

Galo foi superior ao Dourado do início ao fim e garantiu sexta vitória sob o comando do técnico argentino

Por Matheus Oliveira
Publicado em 27 de abril de 2024 | 20:31
 
 
 
normal

A Arena Pantanal parecia a MRV. Sem pudor, o Atlético se sentiu em casa, 'abriu a geladeira' do Cuiabá e, mesmo poupando quatro jogadores, venceu por 3 a 0 na noite deste sábado (27/04), pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

O placar foi aberto por Vargas, que voltou a começar como titular após dez meses e a balançar a rede depois de 11. Gustavo Scarpa, um dos destaques do jogo, ampliou em cobrança de falta. Paulinho também deixou o dele, de pênalti.

O Galo segue invicto sob o comando do técnico Gabriel Milito, que soma seis vitórias e três empates. O alvinegro dorme na liderança, com oito pontos, mas pode ser passado por diversas equipes que entram em campo neste domingo (28/04). Já o Dourado é o lanterna, sem pontuar.

Na próxima rodada, o Atlético visita o Fluminense, sábado (04/05), às 16h, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES). O Cuiabá recebe o Palmeiras no domingo (05/05), às 18h30, novamente na Arena Pantanal.
Antes disso, Galo e Dourado entram em campo pela Copa do Brasil. Na terça-feira (30/04), o alvinegro pega o Sport às 21h30, na Arena MRV, enquanto na quinta (02/05), no mesmo horário, o time mato-grossense encara o Goiás no estádio da Serrinha, em Goiânia.

Milito poupa

O Atlético teve quatro mudanças em relação ao jogo passado. Na zaga, Jemerson e Battaglia, preservados, deram lugar a Bruno Fuchs e Mauricio Lemos. O lateral-esquerdo Guilherme Arana e o atacante Hulk também foram poupados e substituídos por Alisson e Vargas, respectivamente.

O esquema tático foi mantido, mas o meia Gustavo Scarpa, normalmente usado pela direita, jogou como ala esquerda. O meia-atacante Alisson ficou do outro lado, fazendo a função habitualmente realizada por Scarpa.

Primeiro tempo

Mesmo fora de casa, o Galo se sentiu à vontade, dominou o primeiro tempo e teve 75% de posse de bola. O primeiro lance de perigo foi do Cuiabá, aos três minutos, em falta cobrada por Rikelme que Everson espalmou. O Dourado parou por aí.

Vargas tentou abrir o placar aos sete, mas o goleiro Walter abafou. Aos 12, o árbitro Sávio Pereira Sampaio assinalou pênalti de Alan Empereur em Alisson, mas foi chamado pelo VAR e cancelou a chance alvinegra ao notar que o zagueiro tocou a bola antes de acertar o atacante do Atlético.

Foi questão de tempo para o Galo sair à frente. Aos 28, Paulinho cruzou do bico direito da grande área, e Vargas cabeceou para encerrar uma seca de 350 dias — o último gol dele havia sido em 13 de maio do ano passado, sobre o Internacional. O chileno balançou a rede novamente aos 48, mas o lance foi invalidado, após consulta ao VAR, porque a bola tocou na mão do atacante.

Segundo tempo

O Atlético voltou com Igor Rabello no lugar de Lemos, que estava amarelado, e teve a chance de ampliar aos seis, mas, na pequena área, de frente para o gol, Vargas cabeceou para fora cruzamento de Gustavo Scarpa. Uma oportunidade clara!

Ao contrário de jogos recentes, o Galo manteve a imposição na etapa final e mexeu no placar mais uma vez. Aos 15, Scarpa cobrou falta por baixo da barreira, à la Ronaldinho, para coroar o ótimo desempenho também individual.

Já aos 32 foi a vez de Paulinho marcar e se isolar na artilharia alvinegra na temporada, com oito gols. Após ir ao VAR, o árbitro marcou pênalti de Marllon em Vargas. Na cobrança, o camisa 10 fez o terceiro do Atlético.

Na reta final, o Galo perdeu Bruno Fuchs, expulso. O zagueiro foi amarelado aos 35 e aos 40 minutos, mas o Cuiabá, já combatido, não ofereceu riscos de marcar o gol de honra.

Cuiabá 0x3 Atlético

  • Cuiabá: Walter; Marllon, Bruno Alves e Alan Empereur; Matheus Alexandre, Denilson (Guilherme Madruga), Fernando Sobral (Lucas Fernandes) e Rikelme; Clayson (Eliel), Derik (André Luís) Lacerda e Isidro Pitta (Luciano Giménez). Técnico: Luiz Fernando Iubel
     
  • Atlético: Everson; Saravia, Bruno Fuchs e Mauricio Lemos (Igor Rabello); Otávio, Alan Franco (Pedrinho), Alisson, Zaracho (Igor Gomes) e Gustavo Scarpa (Guilherme Arana); Paulinho (Alan Kardec) e Vargas. Técnico: Gabriel Milito
     
  • Gols: Vargas (28'/1ºT) Gustavo Scarpa (15'/2ºT) e Paulinho (32'/2ºT)
     
  • Cartões amarelos: Denilson, Alan Empereur, Matheus Alexandre (Cuiabá) Mauricio Lemos, Alan Franco, Bruno Fuchs e Igor Gomes (Atlético)
     
  • Cartão vermelho: Bruno Fuchs (Atlético)
     
  • Motivo: 4ª rodada do Campeonato Brasileiro
     
  • Data e horário: sábado, 27 de abril de 2024, às 18h30
     
  • Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
     
  • Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
     
  • Auxiliares: Lehi Sousa Silva (DF) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
     
  • VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!