BRASILEIRÃO

Vargas brilha, e Galo busca empate contra o Fluminense fora de casa

Atlético saiu perdendo por 2 a 0, mas empatou com dois gols do chileno em Cariacica (ES)

Por Gabriel Ronan
Publicado em 04 de maio de 2024 | 18:12
 
 
 
normal

O Atlético reagiu e buscou um empate fora de casa após sair perdendo por 2 a 0 contra o Fluminense, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Os dois gols marcados pelo Galo tiveram a assinatura de Eduardo Vargas, enquanto Cano e Renato Augusto marcaram para os cariocas. 

A partida foi marcada por tempos distintos. No primeiro, o Fluminense dominou as ações e abriu o placar com Cano, após cruzamento de Marquinhos, aos três minutos. Já no segundo, o Tricolor ampliou com Renato Augusto, após falha na saída de bola de Everson, aos 15. 

A reação do Galo começou com as entradas de Vargas e Igor Gomes. O meia enfiou para o chileno, que marcou o primeiro dele com apenas 11 segundos em campo, em chute cruzado, aos 27 do segundo tempo. Ele voltou a balançar aos 33, em cruzamento de Arana, de cabeça. 

Com o resultado, o Galo subiu para nove pontos e continuou na segunda colocação da competição. No entanto, pode perder posições no decorrer da rodada. Já o Flu continua no meio da tabela com cinco pontos, perto da zona de rebaixamento, em 14º lugar.

Na próxima rodada, o Galo enfrenta o Grêmio, na Arena MRV, no próximo sábado (11), às 21h. Já o Fluminense visita o São Paulo na segunda-feira (13), às 19h.

Antes, ambos entram em campo pela fase de grupos da Copa Libertadores. O Atlético visita o Rosario Central nesta terça-feira (7), às 19h. Mesmo horário que o Flu enfrenta o Colo-Colo, no Chile, nesta quinta-feira (9).  

Primeiro tempo pegado

O Fluminense abriu o placar logo no início da partida, aos três minutos do primeiro tempo. Jogando improvisado na lateral-direita, Marquinhos foi na linha de fundo e cruzou para Cano tocar para o gol aberto, após saída precipitada de Everson. 

Aos 15, nova chance do Flu. O colombiano John Arias arriscou de fora da área, mas a bola passou por cima, perto do gol de Everson. Instantes depois, aos 18, a primeira chance do Galo: Paulinho e Hulk tabelaram por dentro, mas o camisa 10 não conseguiu tirar de Fábio, que dividiu a bola com o atacante, afastando o perigo. 

Quatro minutos depois, aos 22, o Fluminense levou perigo novamente com John Arias. Em lance parecido com o anterior, ele cortou para dentro e chutou de perna direita, obrigando Everson a fazer grande defesa. Também de fora da área, o volante Otávio, do Atlético, tentou aos 23, porém a bola saiu à direita de Fábio.

O primeiro tempo também ficou marcado por muita reclamação com o árbitro Raphael Claus por parte do Fluminense. O preparador físico Marcos Seixas chegou a ser expulso por reclamação. Ainda no banco, o lateral-esquerdo Diogo Barbosa também recebeu cartão, mas o amarelo. Mesma advertência direcionada ao argentino Germán Cano, outra por reclamação.

Aos 36 minutos, Hulk aproveitou erro de Felipe Melo e teve boa chance para armar o contra-ataque do Galo, mas adiantou demais, o que facilitou o desarme de Manoel. Já aos 40, Paulinho arriscou de longe e obrigou Fábio a espalmar para escanteio. 

Segundo tempo e brilho de Vargas

A etapa complementar começou com mexida no Atlético. Milito sacou o amarelado Jemerson para dar lugar ao zagueiro Rômulo, prata da casa que fez sua estreia no Galo neste sábado. 

Aos três minutos, Paulinho fez bela jogada individual ao receber de Alan Franco. Ele driblou Felipe Melo e saiu na cara do gol, mas finalizou em cima de Fábio, que espalmou. O Galo continuou rondando a área do Flu, e quase marcou em cruzamento de Arana, cortado pelo goleiro do adversário. 

Encurralado em seu campo, o Fluminense aproveitou novo erro de Everson para ampliar o placar. O goleiro errou a saída de bola e entregou a bola nos pés do volante Alexsander. Ele enfiou para Renato Augusto, que bateu na saída do arqueiro do Galo: 2 a 0. O ex-jogador do Corinthians e da Seleção Brasileira havia acabado de entrar na partida.

Após ampliar o placar, o Fluminense passou a dominar a partida com trocas de passes envolventes. Aos 24, Cano teve grande oportunidade para matar de vez o jogo ao receber de John Arias. Ele errou o primeiro toque, mas ainda conseguiu chutar forte, por cima do gol de Everson. 

A reação do Galo veio com o dedo de Gabriel Milito. Ele sacou Hulk e Zaracho para as entradas de Vargas e Igor Gomes. No primeiro toque de ambos, segundos após as substituições, o meio-campista ex-São Paulo lançou o chileno, que bateu cruzado, sem chances para Fábio.

Aos 34, a estrela de Vargas voltou a brilhar. Arana recebeu pela esquerda, com liberdade, e fez belo cruzamento. O chileno testou cruzado, para o chão, e tirou completamente do alcance de Fábio: 2 a 2. 

O Galo continuou no ataque e quase virou com Paulinho. Ele recebeu de Vargas, mas perdeu ângulo ao tentar driblar Manoel. Ainda assim, finalizou cruzado e forçou Fábio a jogar para escanteio.

Fluminense 2 x 2 Atlético

Fluminense: Fábio; Marquinhos, Manoel, Felipe Melo (Felipe Andrade) e Marcelo; Martinelli, Lima (Terans), Ganso (Renato Augusto), Douglas Costa (Alexsander) e Arias; Cano (Kauã Elias). Téc: Fernando Diniz. 
Atlético: Éverson; Saraiva, Battaglia e Jemerson (Rômulo); Gustavo Scarpa (Alisson), Otávio, Franco, Zaracho (Igor Gomes) e Guilherme Arana; Paulinho (Cadu) e Hulk (Vargas). Téc: Gabriel Milito.
Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES).
Gols: Cano, aos 3'/1ºT; Renato Augusto, aos 15'/2ºT, Vargas, aos 27'/2ºT, e Vargas, aos 33'/2ºT.
Cartões amarelos: Ganso, Cano, Felipe Melo, Arias e Diogo Barbosa (FLU); Jemerson e Paulinho (CAM).
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP).
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Luiz Alberto Andrini Nogueira.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!