A vitória do Vasco sobre o Botafogo, na noite da última segunda-feira (6) fez com que o Cruzeiro entrasse pela primeira vez no Z-4. Com isso, as chances de rebaixamento da Raposa aumentaram, de acordo com o departamento de matemática da UFMG.
Com 37 pontos e na 17ª posição, o Cruzeiro tem 24% de chances de jogar a Série B em 2024. Apesar de estar na zona de rebaixamento, o time celeste ainda possui um jogo a menos do que os concorrentes diretos na luta contra a degola.
O Vasco é o 16ª colocado com a mesma pontuação do Cruzeiro, porém, tem uma vitória a mais. Por de ter um jogo a mais do que os mineiros, os cariocas possuem 36,1% de chances de cair, enquanto o Bahia, também com 37 pontos, possui 31,4%.
"São duas vagas com cinco times disputando para não estar nelas juntamente com o América e Coritiba. Os confrontos diretos contra o Goiás e o Vasco poderão dar um novo ânimo para o Cruzeiro, que chegaria aos 40 pontos", analisa o matemático Moacyr Martinez.
No próximo sábado (11), o Cruzeiro encara o Coritiba, virtualmente rebaixado, no Couto Pereira, em Curitiba, às 16h (de Brasília). O duelo contra o Vasco será no próximo dia 22, no Mineirão.