Visitante esporádico

Cruzeiro fará contra o Fortaleza apenas o terceiro jogo no Mineirão neste ano

Clube celeste entrou em conflito com gestora do estádio em janeiro, mas, mesmo após acordo, uso do Gigante da Pampulha tem sido interrompido por shows

Por Matheus Oliveira
Publicado em 17 de junho de 2023 | 05:00
 
 
 
normal

Diferente dos outros 57 anos em que teve o Mineirão como casa, em 2023 o Cruzeiro está mais para um visitante esporádico no Gigante da Pampulha. Na próxima quarta-feira (21), contra o Fortaleza, o time celeste fará apenas o terceiro jogo no estádio nesta temporada.

O primeiro foi em 10 de maio, contra o Fluminense, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, após longa queda de braço entre Raposa e Minas Arena, empresa que administra o Mineirão.

O conflito foi exposto em 23 de janeiro, quando o sócio majoritário do clube estrelado, Ronaldo Fenômeno, anunicou o rompimento com a empresa. "Não haverá nenhum jogo nosso no Mineirão neste ano. As condições [comerciais] sempre foram horríveis para o Cruzeiro", afirmou o mandatário à época.

O aperto de mãos veio quatro meses depois. Em 28 de abril, Raposa e Minas Arena entraram em consenso após reunião com participação do Governo de Minas, dono do estádio concedido à empresa. "Esse novo acordo reconhece o valor do Cruzeiro", destacou o CEO do clube, Gabriel Lima, à ocasião.

Neste sábado (17), completam-se 50 dias desde que a paz foi selada entre as partes. Mas, devido à indisponibilidade de datas, o time estrelado só disputou duas partidas no Gigante da Pampulha. Além daquela contra o tricolor carioca, uma contra o Grêmio, em 31 de maio, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Shows impedem jogos

Eventos que já estavam marcados para o estádio antes do acordo fizeram o Cruzeiro sair de Belo Horizonte duas vezes desde então. Contra o Cuiabá, em 22 de maio, a equipe celeste foi para a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, porque dois dias antes o Mineirão havia recebido o evento musical "Samba Prime" e, no dia seguinte, sediaria o duelo entre Atlético e Athletico-PR.

Já para o clássico contra o rival, no último dia 3, a Raposa viajou até o Parque do Sabiá, em Uberlândia, pois na mesma data o show de música eletrônica "Só Track Boa" foi realizado no Gigante da Pampulha.

O time celeste terá o mesmo problema diante do São Paulo, no próximo sábado (24), quando o estádio receberá o evento gospel "Ore Comigo Music Festival". O duelo será no Independência.

Ao falar sobre o assunto em maio, a Minas Arena disse ter confirmado as datas reservadas por produtores culturais após o clube estrelado anunciar, no início do ano, que não atuaria mais no estádio nesta temporada.

"Durante o ano de 2023, haverá intervenções para compatibilizar a agenda confirmada de eventos com o novo replanejamento dos jogos. A partir de 2024, o calendário será normalizado", destacou a empresa.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!