ABSURDO

Técnico de handebol é flagrado agredindo adolescente em Pompéu

Vítima tinha 15 anos e foi agredida dentro de alojamento para jogadores; treinador foi afastado pela Federação Mineira

Por Débora Elisa
Publicado em 09 de maio de 2024 | 18:14
 
 
 
normal

O técnico de handebol Francisco Júnior Corrêa Mota, da Associação Esportiva Gustavo Elias - AESGE, na cidade de Pompéu (MG), foi flagrado agredindo um atleta de 15 anos em um alojamento da cidade. Após o vídeo ganhar repercussão na internet, o profissional foi afastado de suas atividades pela Federação Mineira de Handebol (FMH).

Nas imagens gravadas por uma testemunha, Francisco Mota aparece dando um tapa no rosto do garoto, que não revida. O técnico também xinga o jogador. Em junho do ano passado, esse mesmo técnico foi indiciado por injúria racial por proferir ofensas a outro atleta, também em Pompéu.

Em postagem compartilhada pelas redes sociais, a FMH afirma que não tolera a violência e que recebeu mais de 130 denúncias sobre o caso em apenas um dia. A entidade também ressaltou que instaurou um Procedimento Disciplinar Administrativo para apurar os fatos, e suspendeu o treinador como medida cautelar.

"Atitudes assim não são compactuadas por esta entidade. Devemos sempre zelar pela moralidade, pela ética profissional, e princípios de cada um dos atletas, pois o meio esportivo jamais tem espaço para atitudes banais como esta que circula aos nossos olhos", escreveu a Federação.

Defesa se pronuncia

Conforme o g1, a PM afirmou que o técnico não foi preso por não haver flagrante. A data da filmagem ainda não foi divulgada pela corporação. Em nota, os advogados do treinador afirmaram que se colocam à disposição para esclarecimentos, e se manifestou por meio da nota:

"Na circunstância de um momento extremamente inicial, nosso posicionamento é no sentido de ponderar que qualquer interpretação e conclusão sumariamente tomada a respeito de qualquer ocorrência policial que seja, pode se revelar uma medida um tanto quanto prematura e precipitada. O que podemos assegurar, é que Francisco Júnior, assim como seus defensores, se colocam à inteira disposição das Autoridades oficiais, para proporcionar uma regular elucidação dos fatos denunciados".

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!