Recuperar Senha
Fechar
Entrar

SANTA LUZIA

Alerta espanta assaltantes em ônibus

Letreiro eletrônico emite aviso de crime

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Letreiro avisa sobre assalto a partir de dispositivo acionado por motorista ou trocador
Letreiro eletrônico emite aviso de crime
PUBLICADO EM 27/07/11 - 23h23

Há três meses, a Territorial Transporte Empreendimentos Ltda., única empresa de ônibus de Santa Luzia, na região metropolitana da capital, não registra assaltos durante as viagens. A calmaria é resultado de uma medida de segurança adotada pela empresa em 2008, quando instalou um sistema que emite mensagens de alerta nos letreiros eletrônicos.

Em caso de crime, o motorista ou o trocador aciona um dispositivo, estrategicamente posicionado, que emite a mensagem "assalto - polícia". O aviso torna pública ação dos bandidos e agiliza a chegada da Polícia Militar.

Os índices de roubo a coletivo têm reduzido gradativamente. Segundo o gerente operacional da Territorial, Ronilson Leandro de Sousa, antes de implantar o sistema de segurança, a empresa tinha uma média de quatro assaltos por mês. Atualmente, o número de ocorrências não passa de um por mês, em média.

A expectativa é que a redução seja ainda maior quando todos os 190 veículos da frota estiverem com o dispositivo instalado, em 2012. Hoje, 70% dos ônibus emitem o alerta. Câmeras de vigilância reforçam a segurança nos coletivos. "O investimento é baixo, não ultrapassa os R$ 50 por carro", disse Sousa.

O comandante da 69ª companhia do 39º batalhão, capitão Wilmar Ferreira da Silva, diz que os alertas inibem a ação dos assaltantes e facilitam o trabalho da polícia. "O marginal, sabendo que o coletivo possui o sistema, não vai querer correr o risco de agir e acabar preso", afirmou.

Redução

O gerente Ronilson de Sousa informou que a empresa tinha prejuízos mensais de R$ 300 com assaltos. Segundo ele, atualmente, os valores perdidos estão próximos de zero.

O que achou deste artigo?
Fechar

SANTA LUZIA

Alerta espanta assaltantes em ônibus
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter