Recuperar Senha
Fechar
Entrar

ARROGÂNCIA X HUMILDADE

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
PUBLICADO EM 10/09/07 - 21h18

Não tem coisa pior do que colega de trabalho arrogante, o famoso "sabe tudo", que sempre está certo, e que, quando alguma coisa sai errada, arruma alguém para botar a culpa. Você conhece alguém assim? Tenho certeza, porque no mundo profissional muita gente quer subir na vida dando uma de infalível, de superior, de melhor do que todo mundo. Na verdade, tenho pena dessas pessoas, porque esse tipo de profissional, além de atrapalhar o ambiente de trabalho, está com os dias contados por não saber trabalhar em equipe.

As empresas buscam por profissionais que, além de terem competência técnica, tenham habilidades de relacionamento interpessoal, que saibam fazer parte de um projeto coletivo, que sejam engajados com os objetivos organizacionais. Esse tipo de pessoa não consegue ver ninguém além de si próprio. Quer ser um profissional de destaque? Então, seja humilde. Ser humilde não significa ter que se humilhar ou deixar que os outros explorem você, ou ainda abaixar a cabeça e se sentir inferior - nada disso.

Humildade tem a ver com postura aberta, consciência de que é preciso servir e saber que não é perfeito e que precisa aprender mais, sempre. É terrível quando alguém acredita que já sabe tudo na vida e que não precisa aprender mais nada. A vida é um eterno aprendizado, e sem isso não faz sentido viver. Conheço muitos executivos de sucesso que, apesar da sua posição, são pessoas simples, abertas ao diálogo, que respeitam a opinião dos outros e que reconhecem quando não sabem sobre algum assunto.

São profissionais que sempre buscam aprender, se atualizar no mundo dos negócios, e estar atentos às novidades em gestão e estratégias. Muitas pessoas quando chegam ao poder ou assumem um cargo de chefia acham que são melhores do que o restante da humanidade. Passam a humilhar seus liderados e usam da autoridade do cargo para explorar quem está sob seu comando. Além disso, cometem um erro terrível: não buscam se atualizar, não continuam a estudar e com isso paralisam o seu crescimento profissional.

Na Bíblia vemos muitas orientações acerca da humildade, em que Deus resiste aos soberbos e arrogantes, mas dá graças aos humildes. Jesus disse: "Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse será o maior no reino dos céus." (Evangelho de Mateus, 18:4). Pense melhor sobre isso e veja como tem se comportado na sua vida profissional. Os humildes ajuntam pessoas; os arrogantes espantam. Como estão as pessoas no seu trabalho? Longe ou perto de você?

Samuel C. Vaz • Especialista em Gestão de Pessoas • samuelvaz@ig.com.br

O que achou deste artigo?
Fechar

ARROGÂNCIA X HUMILDADE
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

comentários (2)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter