Recuperar Senha
Fechar
Entrar

QUALIDADE DE VIDA

Ibirité terá 100% do esgoto tratado

Prefeitura realiza, em parceria com a Copasa, a maior obra de saneamento básico do município, com conclusão prevista para 2011

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
Ibirité terá 100% do esgoto tratado
Prefeitura realiza, em parceria com a Copasa, a maior obra de saneamento básico do município, com conclusão prevista para 2011
PUBLICADO EM 01/09/09 - 22h10

A cidade de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, terá 100% do esgoto tratado até 2011. Para isso, a prefeitura da cidade realiza em pareceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) a maior obra de saneamento básico do município.

O esgoto será tratado com a canalização e construção de uma estação de tratamento às margens da lagoa da Petrobrás, que recebe todo o esgoto da cidade através do córrego de Ibirité. Num primeiro momento já foram investidos cerca de R$ 65 milhões nas obras e a previsão é que ainda seja investido mais recursos.

Com o término das obras, 60 km de redes interceptoras serão construídas e a Lagoa da Petrobrás será despoluída. Tudo, graças a canalização do córrego do Pelado e seus afluentes, que deságuam no córrego de Ibirité. A intenção é transformar o córrego do Pelado em uma avenida sanitária a partir do distrito de Durval de Barros. "Vamos melhorar as condições de vida da nossa população. Todo esforço da nossa administração é no sentido de transformar Ibirité numa cidade cada vez melhor para se viver", afirma o prefeito Laércio Dias (DEM).

Também faz parte das obras a pavimentação asfáltica de alguns bairros e a limpeza de canais que já tem água tratada. A obra, que teve início em 2006, é divida em três etapas.

Na primeira, já em andamento, está sendo realizada a despoluição do córrego do Pelado e afluentes, no distrito do Durval de Barros, que engloba os bairro Washington Pires, Sol Nascente, Palmares e Vila Ideal.

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final deste ano. Segundo o assessor de governo Hervê Melo, 550 famílias precisaram ser retiradas da região e foram indenizadas.

Segunda fase
Na segunda fase das obras, está prevista a construção de redes coletoras de esgoto e de interceptores em todos nos córregos que deságuam no córrego Ibirité. Paralelamente a isso, num terceiro momento, será construída a estação de tratamento. De acordo com Hervê Melo, com a despoluição da Lagoa da Petrobrás, a população ganharia um local de lazer.

O que achou deste artigo?
Fechar

QUALIDADE DE VIDA

Ibirité terá 100% do esgoto tratado
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter