Em noite marcada pelo aniversário de um ano de Enderson Moreira no comando técnico da equipe, o América venceu o Figueirense por 4 a 2 nesta sexta-feira, na Arena Independência, em partida válida pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O lateral-direito Norberto, o atacante Luan, o meia Ruy e o zagueiro Messias fizeram os gols do Coelho. Os atacantes Nicolas Careca e Henan descontaram para os catarinenses.
Com o resultado, o América ampliou para dez jogos a sua invencibilidade na competição e assumiu a liderança na tabela. O Coelho chegou aos 30 pontos, três a mais que o Guarani, vice-líder, e Juventude, terceiro colocado, que vão enfrentar, respectivamente, CRB-AL e Oeste-SP.
Na próxima rodada, marcada para a sexta-feira, dia 28, o Coelho vai enfrentar justamente o Juventude, adversário direto na briga pela liderança da Série B. A partida está marcada para o Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Contratado no dia 21 de julho do ano passado, Enderson Moreira completou ontem 57 jogos no comando do Coelho. Com ele no banco de reservas, a equipe alviverde tem 18 vitórias, 18 empates e 21 derrotas. Entre os treinadores das duas principais divisões do futebol brasileiro, Enderson Moreira é o terceiro treinador que está há mais tempo em um mesmo clube. Ele é superado por Marcelo Tencati, que comanda o Londrina desde 2011, e Zé Ricardo, no Flamengo desde junho de 2016.
Se a partida era especial para Enderson Moreira, os jogadores do América entraram em campo determinados a presentear o treinador com uma grande atuação. O Coelho teve mais posse de bola, trabalhava bem as jogadas e chegava em velocidade ao ataque envolvendo a defesa do Figueirense. Melhor no jogo, o alviverde finalizou oito vezes na primeira etapa contra apenas duas da equipe catarinense.
Das oito chances que criou na etapa inicial, o América marcou três gols. O lateral-direito Norberto abriu o placar aos 15 min. Aos 18 min, o atacante Luan ampliou a vantagem. O terceiro gol saiu aos 31 min e foi marcado pelo meia Ruy, o sexto dele na Série B.
O América voltou para a etapa complementar sofrendo uma pressão do Figueirense, que diminuiu o placar aos 13 min, com um gol de cabeça do atacante Nicolas Careca. Explorando os contra-ataques o Coelho ampliou a vantagem e definiu o placar aos 29 min com um gol de cabeça do zagueiro Messias após cobrança de escanteio. Os catarinenses ainda diminuíram a vantagem aos 47 min em uma cobrança de penalidade do atacante Henan