Buscando manter-se na liderança isolada da tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, o América enfrenta o Juventude nesta sexta-feira (28), às 19h15, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), em partida válida pela 17ª rodada da competição. Com 30 pontos conquistados, o Coelho está invicto há dez jogos pelo Nacional, com seis vitórias e quatro empates, e vai fazer um confronto direto com a equipe gaúcha, terceira colocada, com 27.
Se vencer o Juventude, que vem de uma derrota para o Oeste-SP, o América manterá o primeiro lugar na tabela. Caso empate ou perca o confronto, a equipe alviverde vai precisar contar com um tropeço do Guarani, que amanhã joga em casa contra o Londrina. “O adversário já esteve na ponta do Campeonato Brasileiro, e, por isso, esperamos um jogo difícil. Mas vamos lá para buscar esses três pontos”, disse o técnico Enderson Moreira.
Uma das motivações do América para conseguir a vitória contra o Juventude é o retrospecto do clube como visitante na Série B. Longe de Belo Horizonte, o Coelho tem um aproveitamento de 57,14%, com três vitórias (sobre Criciúma, Luverdense e ABC), três empates (com Náutico, Oeste e Paraná) e uma derrota (para o Vila Nova-GO).
“De alguma forma, foi criada uma pressão a mais sobre o América por causa da liderança. Mas não podemos admitir que isso atrapalhe o nosso planejamento, que é conquistar o acesso. Não adianta liderar o campeonato agora e não chegar no mês de novembro entre os quatro primeiros”, destacou Enderson Moreira.
O treinador americano declarou que o time precisa conseguir um resultado positivo contra o Juventude para se manter no pelotão de frente da tabela de classificação. “Faz parte do jogo se, eventualmente, perdermos a liderança. Mas não podemos é deixar o G-4”, disse Enderson Moreira.
Dúvida. Sem poder contar com o meia Ruy, vetado por causa de um estiramento grau 1 na panturrilha esquerda, o técnico Enderson Moreira deverá escolher entre David, Neto Moura e Juninho quem vai começar como titular no jogo contra o Juventude. “Vou levar essa dúvida até momentos antes do início da partida”, destacou o treinador da equipe americana.