Atlético e Cruzeiro já conhecem seus adversários nas oitavas de final da Copa do Brasil. Atual campeão, o Galo enfrentará o Figueirense, enquanto a Raposa encara um velho conhecido, o Palmeiras. Um sorteio realizado na manhã desta terça-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, definiu os oito confrontos das oitavas de final do torneio. Às 15h, um outro sorteio determinará os mandos de campo dos jogos.
O sorteio aconteceu da seguinte maneira: as equipes que disputaram a Libertadores de 2015 (Atlético, Cruzeiro, Corinthians, São Paulo e Internacional), mais o Fluminense, sexto colocado no Brasileirão passado, foram colocados no bloco A, juntamente de Flamengo e Grêmio, equipes mais bem ranqueadas pela CBF.
No outro bloco, estavam Figueirense, Ituano, Santos, Coritiba, Palmeiras, Ceará,Vasco e Paysandu.
Divididos em duplas, as equipes do bloco A foram sendo direcionadas para as colunas 1 e 2 e na sequência inseridas nas chaves, que representam o número dos jogos. Após a definição, foram sorteados os adversários, que compunham o bloco B.
Na coluna 1, ficaram definidos os seguintes jogos: Internacional x Ituano, São Paulo x Ceará, Cruzeiro x Palmeiras e Grêmio e Coritiba.
Já o lado 2 terá os clássicos entre Flamengo x Vasco e Corinthians x Santos, além de Fluminense x Paysandu e Atlético x Figueirense.
Inicialmente, as partidas das oitavas de final estão marcadas para os dias 19 e 26 de agosto.
Novidades
A Copa do Brasil trará duas importantes mudanças no seu regulamento para o atual torneio. Uma delas é a definição por sorteio dos confrontos das quartas de final. A CBF ainda não divulgou o formato, mas a intenção é de que não exista divisão por blocos. Dessa maneira, os oito classificados para a próxima fase poderão enfrentar qualquer equipe.
Além disso, a partir deste ano, o gol fora de casa como critério de desempate não valerá mais para a final do torneio. A medida torna a Copa do Brasil mais próxima das competições da Conmebol, como a Libertadores, que há anos não adota mais o critério nas finalíssimas.
Ouça a análise após 16 rodadas da Série A: