Depois de cinco anos, o Atlético está de volta à primeira fase da Copa do Brasil. A última vez que isso aconteceu foi em 2012, quando o Galo encarou o CENE-MT, de Campo Grande, e venceu por 3 a 1, eliminando a necessidade do jogo da volta. O adversário desta vez será o xará Atlético, só que do Acre, um time que é até chamado de Galo, mas carrega em suas cores o azul e branco.
O rival não é totalmente desconhecido dos atleticanos. Em 1992, o Atlético Acreano cruzou o caminho do Galo mineiro justamente na Copa do Brasil. Foi na primeira fase, com os mineiros vencendo por duas vezes o xará do norte do país.
O primeiro jogo foi disputado em Rio Branco, com o Galo vencendo por 1 a 0, gol marcado por ninguém menos que André Figueiredo, ex-diretor de futebol e coordenador da base do Galo, à época defensor. No jogo da volta, no Mineirão, o Atlético venceu por 2 a 0, com gols de Sérgio Aráujo e Chicão (contra).
O Atlético Acreano hoje
o Atlético Acreano ficou no G-4 da Série D/2017 e garantiu o acesso para a 3ª Divisão de 2018. Durante esta campanha vitoriosa do time, que também é o atual campeão em seu estado, o time fez um jogo-treino com o Galo mineiro, treinado na ocasião por Rogério Micale. Foi no dia 6 de agosto, no CT do Inter, em Porto Alegre. O Galo estava em Porto Alegte para pegar o Grêmio, pela Série A, e o time do Acre estava na cidade para a disputa da Série D. O jogo, uma espécie de amistoso, foi vencido pelo Galo acreano por 1 a 0.
Humilde, o time do Acre publicou em seu Twitter uma mensagem falando do privilégio de enfrentar o 'irmão primogênito riquíssimo'. O curioso é que na tarde desta sexta-feira o time chegou a postar um tweet falando da sua vitória sobre o Galo mineiro, mas apagou a publicação minutos depois. O que aconteceu foi que um acordo entre os times determinava que o resultado do jogo-treino não fosse divulgado. Mas acabou vazando pelos torcedores e pela direção do Atlético Acreano.
Em contato com o Super FC, a assessoria do Atlético esclareceu que a atividade não se tratou como um jogo-treino em Porto Alegre. Segundo o clube, o treino foi interrompido várias vezes para a repetição de jogadas, aconteceu em campo reduzido, com ênfase em bolas paradas e sem contagem de gols. O Atlético informou ainda que não procede a informação de que o clube pediu para que o resultado não fosse divulgado.
A assessoria de imprensa do técnico Rogério Micale informou que a atividade não teria sido um jogo treino, mas sim um treinamento de posicionamento da linha defensiva do Atlético. O time de Micale sequer atacava. Assim que retomava a posse de bola, a atividade era paralisada.
Definido o nosso adversário da @CopadoBrasil e o Atlético Acreano irá enfrentar na primeira fase o nosso irmão primogênito riquíssimo @atletico #EncontrodeGalos #AvanteGalo #AquiéGalo pic.twitter.com/m2wn2eJazQ
— Atlético Acreano (@AtleticoAcre) 15 de dezembro de 2017
*Matéria atualizada às 20h59. do dia 16 de dezembro.