Logo mais, a partir das 15h desta sexta-feira (15), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fará o sorteio da primeira fase da nova e rica Copa do Brasil, que a partir de 2018 pagará R$ 50 milhões para o campeão e R$ 20 milhões para o vice. Como América e Cruzeiro já estão automaticamente classificados para as oitavas de final do certame, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Uberlândia e URT serão os representantes mineiros nas primeiras jornadas da competição.
Campeão em 2014, o Atlético foi colocado no pote A do sorteio, ao lado de Botafogo, Atlético-PR, Internacional, São Paulo, Fluminense, Sport, Ponte Preta, Coritiba e Vitória, poderá enfrentar somente equipes do pote E. Assim, o Galo estrearia obrigatoriamente fora de casa contra Globo-RN, Santos-AP, Caxias, Madureira, Boavista, Aparecidense, Nacional, Atlético-AC ou Parnahyba-PI. Há, também, a possibilidade de encarar a Caldense, que está na mesma chave.
Já o Boa Esporte, que está no pote C, pegará São Raimundo, Vitória Da Conquista, Brasiliense, Cordino, Real Ariquemes, Independente , Interporto, Dom Bosco, Nova Iguaçu ou Cianorte.
Outra equipe mineira no certame, a URT, que está no pote F, poderá pegar Figueirense, Atlético-GO, Goiás, Avaí, Santa Cruz, Paysandu, Ceará, Paraná, Criciúma e Joinville, membros do pote B.
Por fim, o Uberlândia, do pote H, encara América-RN, Botafogo-PB, ASA, Cuiabá, Salgueiro, Confiança, Remo, CSA, Rio Branco ou Ituano.
Bicampeão da Série B, o América entrará direto nas oitavas de final da Copa do Brasil junto com o atual detentor do caneco, o Cruzeiro; o vencedor da Copa do Nordeste, Bahia; o atual detentor da Copa Verde, Luverdense; e os demais clubes classificados para a Libertadores: Chapecoense , Corinthians, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos e Vasco.
A primeira fase do certame terá 80 participantes e será disputada entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os duelos serão disputados em jogos únicos, sendo que os times dos potes A a D jogarão fora de casa, com vantagem do empate para classificação.
Confira os potes
POTE A: Atlético, Botafogo, Atlético-PR, Internacional, São Paulo, Fluminense, Sport, Ponte Preta, Coritiba e Vitória;
POTE B: Figueirense, Atlético-GO, Goiás, Avaí, Santa Cruz, Paysandu, Ceará, Paraná, Criciúma e Joinville;
POTE C: ABC, Náutico, Juventude, Bragantino, CRB, Oeste, Boa Esporte, Sampaio Corrêa, Londrina e Vila Nova;
POTE D: América-RN, Botafogo-PB, ASA, Cuiabá, Salgueiro, Confiança, Remo, CSA, Rio Branco e Ituano;
POTE E: Globo, Santos-AP, Caxias, Madureira, Caldense, Boavista, Aparecidense, Nacional, Atlético-AC e Parnahyba;
POTE F: São Caetano, Novo Hamburgo, Ceilândia, Altos, URT, Treze, Itabaiana, Brusque, Sinop e Fluminense De Feira;
POTE G: São Raimundo, Vitória Da Conquista, Brasiliense, Cordino, Real Ariquemes, Independente , Interporto, Dom Bosco, Nova Iguaçu e Cianorte;
POTE H: Internacional De Limeira, Uberlândia, Aimoré, Tubarão, Ferroviário, Floresta, Manaus, Corumbaense, Novoperário e Atlético Itapemirim.