Retrospecto

Cruzeiro x Inter: jogos históricos e vantagem dos gaúchos em mata-matas

O Colorado leva ampla vantagem no retrospecto, com cinco triunfos contra apenas um da Raposa

Por Josias Pereira
Publicado em 18 de julho de 2019 | 11:37
 
 
 
normal

Embalado por mais uma classificação à uma semifinal de Copa do Brasil, a quarta de forma consecutiva, o Cruzeiro se prepara para mais um duelo em mata-matas contra o Internacional, um encontro sempre histórico. Essa será a sétima vez que mineiros e gaúchos vão se enfrentar em uma disputa eliminatória. O Internacional leva ampla vantagem, com cinco triunfos contra apenas um do Cruzeiro. 

Apesar da lembrança do torcedor celestes dos encontros com o Colorado na Libertadores 1976, aquela disputa não era eliminatória. Os dois times se enfrentaram na fase de grupos. Foi nesse estágio do torneio que os dois times protagonizaram um dos duelos mais memoráveis do futebol brasileiro, a vitória da Raposa por 5 a 4, no dia 7 de março de 1976, três meses após a decisão do título de 1975, vencido pelos gaúchos. Palhinha e Joãozinho, cada um com dois gols, foram os grandes destaques da partida, que aconteceu em um domingo 

O primeiro 'mata-mata' entre Cruzeiro e Internacional aconteceu na Taça Brasil de 1962. Naquela época, os times se enfrentaram na final da Zona Sul do torneio, que era na realidade uma espécie de quartas de final e o Colorado levou a melhor. No primeiro jogo, em BH, empate por 1 a 1. No jogo da volta, no sul do país, vitória do Internacional por 2 a 1. 

Em 1975, na já comentada final do Campeonato Brasileiro, a equipe colorada voltou a levar a melhor sobre o Cruzeiro. Com um gol do chileno Figueroa, o Internacional venceu o Cruzeiro por 1 a 0 e conquistou o primeiro título brasileiro de sua história. 

Onze anos depois, o Inter voltou ao Mineirão para uma partida eliminatória contra o Cruzeiro, dessa vez pela semifinal da Copa União. O primeiro jogo terminou 0 a 0 e a expectativa era que o time celeste ficasse com a vaga. Com um gol de Amarildo na porrogação, os gaúchos decretaram o fim da jornada celeste. Porém, na decisão, o Inter, que à época contava com o jovem goleiro Taffarel, foi derrotado pelo Flamengo de de Zico, Bebeto e Renato Portaluppi, que tinha despachado o Atlético.

Os dois times voltaram a se encontrar nas quartas do Brasileirão de 1988. O Cruzeiro foi novamente eliminado pelo Internacional, que acabou avançando até a decisão, mas perdeu a taça para o Bahia. 

A revanche celeste só veio nos anos 2000. Pelas quartas de final da Copa João Havelange, o Cruzeiro venceu em Belo Horizonte por 3 a 2, resultado determinante para que a Raposa eliminasse o Colorado. Na semifinal, o time celeste acabou parando no Vasco. 

O último encontro entre Cruzeiro e Inter em mata-matas aconteceu em 2004, com o Internacional eliminando o Cruzeiro pelas oitavas da Copa Sul-Americana. O próximo capítulo dessa história de duelos eletrizantes acontecerá no mês de agosto. O Cruzeiro pode avançar à mais uma final de Copa do Brasil para defender seu título e buscar o heptacampeonato. 

Mata-matas entre Cruzeiro x Internacional (1 x 5):
1962 – quartas da Taça Brasil (Inter)
1975 – final do Brasileiro (Inter)
1987 – semifinal do Brasileiro (Inter)
1988 – quartas do Brasileiro (Inter)
2000 – quartas do Brasileiro (Cruzeiro)
2004 – oitavas da Sul-Americana (Inter)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!