Retrospecto

Cruzeiro x Santos: histórico de Ceni inclui quebra de tabu e gol em final

Ex-goleiro reencontra o Peixe em sua estreia pelo Cruzeiro, neste domingo, no Mineirão

Por Josias Pereira
Publicado em 17 de agosto de 2019 | 08:00
 
 
 
normal

A estreia de Rogério Ceni no comando do Cruzeiro será amanhã contra um adversário que ele conhece bem: o Santos. No ano 2000, Ceni deixou sua marca contra o Peixe em uma final de Campeonato Paulista. E não foi qualquer tento. Foi uma belíssima cobrança de falta, sem qualquer chance de defesa para Carlos Germano. Depois de ter vencido o primeiro jogo fora de casa por 1 a 0, o São Paulo, com a ajuda do camisa 1, empatou o segundo confronto em 2 a 2 e levantou a taça. Esse foi o primeiro e único gol de goleiro em uma decisão do Campeonato Paulista em toda a história. 

O  São  Paulo entrou em campo naquele dia com Rogério Ceni, Belletti, Edmilson, Rogério Pinheiro e Fábio Aurélio; Maldonado, Vágner, Marcelinho Paraíba e Raí; Edu e Evair. O técnico era Levir Culpi.

O histórico de Ceni nos gramados contra o alvinegro paulista, porém, aponta uma vantagem do adversário. Foram 64 jogos, com 21 vitórias, 17 empates e 26 derrotas, 96 gols sofridos e cinco marcados, entre eles o de número 128 na carreira, feito em um triunfo por 3 a 2, no Morumbi, pelo Brasileirão 2015. 

No banco

Apesar disso, ao assumir a função de técnico, quando teve o Santos pela frente não titubeou. Esse encontro aconteceu em 2017. Jogando fora de casa, na Vila Belmiro, o Tricolor Paulista venceu por 3 a 1, pelo Paulistão. Um resultado que significou e muito para o São Paulo. Afinal de contas, o Tricolor não ganhava do Peixe na Vila desde 2009. 

Pelo próprio Paulistão, o tabu era ainda maior. O triunfo não vinha desde 2003. Um jogo que ainda encerrou a invencibilidade de seis anos e 45 jogos do Santos dentro da Vila Belmiro diante de qualquer adversário no Estadual. 

É com esse espírito que Rogério Ceni tenta agora, pelo Cruzeiro, quebrar a sequência de 11 jogos sem vitórias da Raposa no Campeonato Brasileiro, e também na temporada, uma vez que nos últimos 19 jogos, o time venceu apenas, o 3 a 0 sobre o Atlético logo após o retorno da Copa América. 

Último jogo 

Foi também contra o Santos que Rogério Ceni fez seu último jogo como atleta. Uma despedida melancólica, justamente na semifinal do torneio que agora busca pela Raposa, a Copa do Brasil. No segundo clássico do San-São que valia vaga na decisão, o Tricolor foi derrotado na Vila Belmiro por 3 a 1. Dentre os gols sofridos por Ceni, que saiu no intervalo daquele jogo lesionado, esteve um de Marquinhos Gabriel, hoje jogador do Cruzeiro. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!