Foram várias tentativas de se afastar da degola. Mas quando se pensava que o Cruzeiro iria distanciar-se do Z-4, erros sucessivos voltaram a aparecer, e o time retornou à zona vermelha. O desespero e o nervosismo atingiram até mesmo o técnico Mano Menezes, figura explosiva em muitos jogos da equipe nessa má fase vivida. Se não fosse por um efeito suspensivo, o treinador sequer estaria à beira do campo hoje, às 18h30, contra o Grêmio, no Mineirão, pela 28ª rodada do Brasileirão.
Mano havia sido punido com duas partidas de suspensão, por ter ofendido a arbitragem na derrota por 2 a 0 para o Botafogo, no Gigante da Pampulha. No entanto, com o recurso, ficará na área do banco de reservas para instruir sua equipe. Desta vez, buscando ser mais equilibrado emocionalmente, assim como todos do elenco que estiverem presentes.
“Existe um lado positivo disso (estar à beira do campo), que é o fato de você participar diretamente, e seus jogadores sentirem isso. É claro que estarei mais calmo, pois me excedi nos últimos jogos, e já deu a cota de expulsões e julgamentos. O treinador não pode exagerar e nem sair da linha em todos os momentos”, destacou Mano Menezes.
Em mais uma tentativa de iniciar uma série vitoriosa e espantar de vez o fantasma do descenso que há tempos ronda a Toca, a Raposa espera ter uma atuação consistente e convincente para alcançar um importante triunfo neste domingo.
O momento requer tranquilidade do treinador e também dos jogadores, em campo, mas a situação passa longe de ser fácil. A Raposa entrará em campo novamente na zona de rebaixamento, situação que já esteve na metade das 27 rodadas do torneio nacional. Nem mesmo o fator casa é certeza de calmaria, já que a Raposa é o pior mandante e tropeçou nos dois últimos jogos no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro.
Para deixar o quadro ainda mais tenso, o Grêmio vive momento de reformulação na temporada, mas vem de duas vitórias animadoras. A equipe, que é comandada por Renato Gaúcho, ganhou da Chapecoense e do Palmeiras em sequência.
Parte física
Desgaste é um dos percalços da equipe
O Cruzeiro vive a realidade de disputar duas competições ao mesmo tempo. Com foco divido entre Copa do Brasil e Brasileiro, a Raposa enfrenta uma sequência de jogos, fator que serve de preocupação para o técnico Mano Menezes. O time enfrenta o Grêmio, pelo Brasileirão. Preocupado com o desgaste dos atletas, o comandante revelou que irá avaliar o cansaço dos jogadores para decidir o time titular.
“As escolhas são de pequenos detalhes para lá e para cá. Vou obedecer essa questão do desgaste, pois precisamos ter todos inteiros. A escalação sai uma hora e 15 antes do jogo”, disse Mano Menezes.
“Não é mistério, é porque os jogadores não sabem ainda. Então não é justo passar para vocês antes de falar aos jogadores”, ressaltou o técnico celeste.
No treino da Raposa de ontem pela manhã, Mano não deu pistas do time que vai para campo. O comandante reconheceu que o desgaste físico do grupo foi grande após o jogo contra o Corinthians e por isso diminuiu o ritmo da atividade.
“Já temos a equipe definida. Vamos trabalhar alguns detalhes que são possíveis em poucas horas. Hoje o atleta está no dia de maior desgaste, então o treinador fica com esse problema”, observou Mano. (BL)
Alisson
Marca importante pode sair hoje
Ele está há dez anos no Cruzeiro, foi formado nas categorias de base do clube, debutou no time profissional celeste no fim de 2012 e conquistou títulos de expressão. Neste sábado, Alisson poderá escrever mais um capítulo importante em sua trajetória pela Raposa. Caso entre em campo na partida contra o Grêmio no Mineirão, o meia-atacante completará cem jogos pelo time.
Uma marca contundente, mas que atesta o quanto Alisson sofreu com as lesões. Isso porque pelo período de tempo em que está na equipe de cima do Cruzeiro – salvo uma curta passagem pelo Vasco durante parte de 2013 –, o atleta já poderia ter completado tal número há muito tempo, se não fosse a grande quantidade de problemas de ordem física.
“Houve vários jogos marcantes. O melhor é sempre o clássico, em que já fiz gol, como no 3 a 2 no Independência (neste ano). Estou muito feliz em alcançar essa marca e espero fazer mais jogos pelo Cruzeiro”, destacou o avante. (TP)