Campeão do interior, O América de Teófilo Otoni colhe os frutos de um planejamento que se iniciou desde 2008. A ascensão do clube foi meteórica, desde sua chegada ao Módulo I no ano passado até a classificação às semifinais nesta temporada. O clube do Vale do Mucuri ocupa a quarta posição na tabela de classificação com 21 pontos, seis a mais que o Villa Nova, quinto colocado. Em entrevista exclusiva ao Super Fc, o técnico do Dragão, Gilmar Estevam, revelou o segredo da equipe que vem surpreendendo Minas Gerais.
"Estou muito satisfeito porque os objetivos que foram traçados há dois anos estão sendo alcançados. As coisas aconteceram muito rapidamente. Subimos para a primeira divisão, conseguimos nos manter na elite e agora, com um planejamento bem estruturado, conseguimos a classificação às semifinais. Se formos pensar, atingimos um objetivo muito mais difícil, porque no ano passado, quando subimos, oito equipes se classificavam e neste ano foram quatro. Mas todo este sucesso se deve a uma boa administração, tenho que agradecer muito pela confiança dos diretores no meu trabalho, além da comissão técnica, que buscou atletas que se dedicaram muito para alcançar os objetivos planejados", declarou.
Com tanto sucesso à frente do Dragão do Corcovado, o trabalho de Gilmar Estevam, assim como o de seus jogadores, passa a ser visado por outros clubes do Brasil. De acordo com o diretor de futebol do Atlético, Eduardo Maluf, os atacantes do América-TO, Rogélio Ávila e Jonatas Obina estão sendo observados pelo clube alvinegro. Mas estas especulações não ficam só no plantel, mas também no comando.
Questionado sobre sua permanência para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, o técnico Gilmar Estevam desconversou. "Neste momento estou focado no América, a gente sabe que várias especulações surgem por aí devido a este bom trabalho, mas prefiro não comentar estas coisas, outras pessoas estão olhando isto para mim. Quero me manter concentrado apenas no trabalho desempenhado aqui, até porque o futuro a Deus pertence", revelou.
O América de Teófilo Otoni encerra sua participação na primeira fase do Campeonato Mineiro enfrentando o Atlético, no próximo domingo, às 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Para a partida, o técnico Gilma Estevam não tem problemas com jogadores contundidos. O único desfalque é o goleiro Fernando Noronha que levou o terceiro cartão amarelo. A equipe viaja para Sete Lagoas na próxima sexta-feira.