Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Descobrindo talentos

Giovanni aposta em projeto esportivo para tirar jovens da rua

Programa busca tirar crianças das ruas e oferecer uma nova perspectiva de vida

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
0
Projeto busca a formação social por meio de valores do esporte
PUBLICADO EM 20/03/17 - 03h00

Dentro dos gramados, a principal missão do goleiro Giovanni, em 2017, tem sido substituir à altura o ídolo Victor, que se recupera de uma lesão no ombro direito. Fora das quatro linhas, entretanto, o desafio do goleiro alvinegro é contribuir com a formação social de crianças e adolescentes por meio de projetos esportivos.

Giovanni é um dos idealizadores do projeto Descobrindo Talentos. Patrocinado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o programa tem como objetivo proporcionar aulas de futebol para 1.500 crianças e adolescentes carentes, com idade entre 7 e 16 anos, em doze polos e três núcleos no Estado de São Paulo. A iniciativa faz parte da instituição Talentos 10 Esporte Futebol Clube, onde Giovanni começou a treinar aos sete anos e, posteriormente, foi revelado para o futebol. O programa foi idealizado pelo pai do goleiro, Jorge dos Santos e, pelo irmão, Giorge Leonardo, na cidade Bauru.

Antes mesmo de descobrir grandes talentos do futebol, a iniciativa visa retirar crianças das ruas e otimizar o tempo ocioso desses jovens, contribuindo com a formação social por meio de valores do esporte inseridos no dia a dia.

“Através do projeto social dos Talentos 10 a gente tira muitas crianças das ruas. Ampliamos para mais de 1.500 alunos, por meio de escolinhas. Vamos trabalhar forte para conseguir expandir, porque a gente tem muitas crianças, muitos talentos, que precisam da nossa ajuda. É uma iniciativa minha, do meu pai e do meu irmão, e o reconhecimento para esses garotos está vindo. Temos ajudado muitas crianças, não só para o futuro do esporte, mas como cidadãos de caráter”, avalia Giovanni.

Captação. Além do aspecto social, a Talentos 10 ainda possui categorias de base, que têm por objetivo o alto rendimento dos atletas. Assim, vários jogadores foram levados pela instituição para clubes profissionais, como explica Giovanni.

“Em Bauru, temos o centro de formação, onde, sem custo nenhum, fazemos captação de atletas e levamos tanto para clubes grandes, quanto para menores. Já temos alguns atletas espalhados por alguns times. Os nossos atletas não pagam nada para treinar conosco. Temos várias referências de alunos que expandiram, como o goleiro João, da seleção sub-20, que iniciou com a gente no projeto”, ressaltou.

Resultados alcançados. Segundo Jorge dos Santos, pai do goleiro Giovanni e idealizador do programa, o projeto social tem revelado muitos talentos para o futebol brasileiro.

Prova disso foi a presença significativa de atletas garimpados nos núcleos da escolinha nos juniores do Corinthians, que foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. São eles: os zagueiros Thiagão e João Victor e o atacante Carlinhos.

Esse último, aliás, foi integrado ao elenco profissional do alvinegro paulista logo após a campanha vitoriosa na competição de base, e está à disposição do técnico Fábio Carille.


Dados do projeto

1997 foi o ano em que a iniciativa do goleiro do Galo começou

1500 crianças e adolescentes são atendidos pelo programa Descobrindo Talentos

7 anos é a idade em que a garotada começa a ingressar no projeto

2018 será o ano do término do contrato de Giovanni com o Atlético, caso não seja renovado

O que achou deste artigo?
Fechar

Descobrindo talentos

Giovanni aposta em projeto esportivo para tirar jovens da rua
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter