O surfista brasileiro Gabriel Medina segue cada vez mais próximo do título mundial. Com uma grande atuação nesta sexta-feira, o paulista se classificou para o quarto round da etapa de Pipeline, no Havaí e, de quebra, eliminou a lenda e 11 vezes campeão do mundo, o norte-americano Kelly Slater. Ele pegou duas ótimas ondas, somou 17,66 e bateu o havaiano Dusty Pane, que terminou com 11,84.
Na bateria de 30 minutos, Pane pegou um tubo logo no início, somando 4,67. O líder do ranking esperava a melhor oportunidade para iniciar a sua performance. E na primeira que apareceu, ele mostrou toda a sua qualidade. Ele pegou um belo tubo e somou 8,83.
O brasileiro sem lançou em outro tubo em seguida, ganhou 5,83 e chegou aos 14,66. Pane consegui pegar uma boa onda, fez 7,17 e encostou em Medina, somando 11,84. Para evitar qualquer surpresa desagradável no fim da bateria, o paulista pegou um "tubaço", repetiu a nota 8,83 (eliminando a menor nota) e garantiu a sua classificação.
Agora, o brasileiro luta apenas com Mick Fanning pelo título. O australiano também venceu sua bateria - bateu o francês Jeremy Flores, com um tubo perfeito a três minutos do fim, e segue na competição.
Se Fanning seguir na disputa, o brasileiro precisa chegar na final para não depender de resultado do rival para ser tornar o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe.