Vamos aos fatos! O Atlético é o melhor time do returno do Brasileiro e, apesar de ter perdido para o Flamengo por 2 a 0, no Maracanã, possui condições para inverter o resultado negativo em casa e avançar à inédita decisão da Copa do Brasil. No entanto, a missão nas duas frentes ficou um pouco mais complicada, e essa dificuldade se deve à falta de uma cabeça pensante no meio-campo da equipe alvinegra.
Guilherme está no estaleiro. Com uma lesão muscular, o jogador é peça fora do tabuleiro. Sem seu armador, Levir Culpi irá colocar à prova, pela enésima vez na temporada, seu lado estrategista. E a torcida faz figa para que esse encaixe aconteça o mais rápido possível, até porque as últimas opções têm deixado a desejar em campo.
Ainda longe de sua plena condição física e técnica, Maicosuel é uma grande incógnita. Tendo como principal característica a velocidade e o drible, o jogador tem falhado no último passe. O próprio jogador admite o baixo rendimento no Galo. “Me avalio sempre. Estou muito abaixo do que sei fazer. Me cobro muito. Sou um dos primeiros a chegar e um dos últimos a sair (dos treinos). Quero voltar a fazer o que sei e ajudar dando passes”, enfatiza.
O problema de Dátolo também vem sendo o mesmo. Contra o rubro-negro, o meia argentino teve uma de suas piores atuações na atual temporada. Os inúmeros erros de passe preocuparam, até porque o jogador é o líder de assistências da equipe em 2014. Muda o jogador, mas o discurso não. Dátolo ainda se sente longe do ideal. “Tenho muitas coisas a demonstrar, mas ainda não dei o meu melhor. Vou tentar conquistar isto”, justifica o estrangeiro.
Na vitória sobre o Sport, no último fim de semana, pelo Brasileiro, as circunstâncias fizeram com que Levir escalasse Marcos Rocha no meio-campo. A busca pela identidade perfeita no setor deve prosseguir nas próximas partidas. Porém, muito do que aconteceu contra o Flamengo passa pela entrada de Pierre, e a mudança de esquema tático. Com um meio-campo mais destruidor, em decorrência da dupla de volantes, e menos talentoso, jogadores como Tardelli tiveram que sair para buscar a bola e os erros de passe se intensificaram.
Contra o Atlético-PR, neste domingo, também pelo Nacional, a avaliação prossegue. Dátolo e Maicosuel terão uma nova oportunidade de mostrar que são capazes de executar essa função e finalmente atingir o melhor. E vale lembrar. O setor pode ganhar em qualidade com Luan entre os titulares.