Cerca de 100 moradores de rua estarão nesta quarta-feira, no Independência, para acompanhar Atlético e Caldense, às 21h45, pelo Campeonato Mineiro. A iniciativa é primeira ação do projeto Rua do Respeito, fruto de parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais e Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). Os ingressos foram doados pela diretoria do Galo.
“As pessoas em situação de rua são, muitas vezes, identificadas como amantes da vagabundagem e da mendicância. Por consequência, qualquer ato de lazer, como assistir a um jogo de futebol, é considerado preconceituosamente como um incentivo ao ócio. É difícil a percepção que o restabelecimento de laços e, em última instância, da própria vontade, passa pelo acolhimento e pelo sentimento de pertencimento”, comentou o juiz Sérgio Caldas Fernandes, da 23ª Vara Cível de Belo Horizonte.
Os moradores de rua foram escolhidos junto ao cadastro do Abrigo Municipal Tia Branca. Os torcedores ilustres vão ganhar também, um lanche no intervalo da partida.